Deixar o Brasil, mudar de país traz muitas alegrias e muitas dificuldades, todos sabemos. Parece que chega um momento em que todos se questionam se fizeram a coisa certa. A análise é saudável sempre, mas devemos ter cuidado com o que fazemos com nossas energias, com nossa vontade de continuar e vencer.

Nós seres humanos, temos uma característica muito interessante que pode ser boa ou má, depende de como agimos.  Esquecemos das coisas ruins que passamos quando encontramos novas dificuldades. Mas, a vida no Brasil não estava tão boa assim, tanto que você decidiu mudar de país. Porém, aqui também há dificuldades e dificuldades novas. É muito fácil esquecermos o quanto estávamos insatisfeitos e lembrarmos apenas das coisas boas que tínhamos. É uma forma que temos de acalentar nossos pensamentos e nosso coração. Lembrar dos amigos, da comida, da família, traz bons sentimentos e claro que queremos ter bons sentimentos. Mas eles não foram suficientes antes, podem também não ser agora.

Essas lembranças podem, aos poucos, ir diminuindo a sua energia e vontade para continuar e alcançar o objetivo traçado. Mas você se esqueceu de como era?  Sim, as dificuldades que tivemos nos parecem menores que as dificuldades que estamos enfrentando no momento.  Mas não são. Apenas são novas, sentimentos novos. E isso dá medo.

Não compare o seu momento de dificuldade de hoje com o que você deixou para trás, compare o seu momento de dificuldade com o seu objetivo. Seu objetivo é o que vai novamente trazer mais bons sentimentos e novas alegrias.

A adaptação a uma nova cultura, a conquista de um espaço profissional, a adaptação dos filhos, tudo isso faz parte da jornada que lhe levará ao objetivo determinado.  Sempre existirá a possibilidade de voltar, mas não para retomar e continuar de onde parou. Não por um arrependimento. Agora você está diferente, tudo está diferente. Novas experiências, novos conhecimentos e sentimentos foram agregados.

Voltar ao Brasil para um novo objetivo, para uma nova vida sim, esta possibilidade existe, mas não para ter novamente o que foi deixado para trás. O passado não existe mais. Caminhar para frente, para algo melhor para todos. Direcione sua energia para o futuro e use as experiências vividas para diminuir os erros.

Olhe para a frente e continue buscando seus objetivos.


Quer ler mais sobre Adaptação e Cultura Local? Curta nossa página do Facebook.