Quem sabe você está elaborando por escrito ou em mente o que deverá fazer no Ano Novo e o tópico sobre abrir seu próprio negócio está no topo da lista.  Antes de seguir em frente, pergunte a si próprio se você possui um perfil de empreendedor através de certas características inerentes ao mesmo.  Essas características farão com que você tenha mais sucesso:

Você é aberto a tomar riscos calculados

Existem riscos e existem riscos calculados.  A diferença é um plano de estratégia para atuação, ou plano B, caso o plano original não dê certo.  Isso ajuda você a ter a coragem de arriscar pois o medo do fracasso irá diminuir.  Todo empreendedor precisa estar aberto para arriscar, seja esse risco um investimento inicial de dinheiro, ou seja ele arriscar a sua reputação.  Muitos tem medo de fracassar, mas o empreendedor não pode deixar de arriscar pelo medo do fracasso.

Você não tem medo da rejeição

Pelo medo da rejeição, muitos evitam falar sobre sua nova idéia, mas isso é prejudicial no início.  Você quer que seus familiares e amigos opinem e te apoiem, dando sugestão para outros caminhos ou outras tangentes.  Acreditamos ter a melhor idéia, o melhor produto, mas para muitos essa idéia ou produto não é nem original nem importante.  O empreendedor sabe lidar bem com a rejeição, principalmente a rejeição inicial dos membros mais próximos da sua família.  O empreendedor também não precisa escutar afirmações, como por exemplo, que outros digam constantemente que ele está fazendo um bom trabalho.

Você resolve problemas e segue instruções

Que problema seu negócio ou idéia resolve?  Ao enfrentar um problema, o empreendedor é criativo, proativo e sabe executar rapidamente para minimizar o impacto negativo.  O empreendedor sabe procurar pessoas que possam lhe ajudar e sabe pedir ajuda (uma característica fundamental).  Resolver problemas requer pensamento lógico e frieza, mas acima de tudo também ser uma pessoa que atua rapidamente e não entra em pânico.  Você também entende que é importante seguir instruções e não tenta “reinventar a roda”, refazendo estratégias. Você entende que é importante seguir um procedimento e não espera que outros lhe digam o que fazer.

Você escuta a opinião alheia e aprende com a competição

Você fala menos e ouve mais.  Você aceita que sua idéia ou produto pode não ser o melhor que existe mas você está disposto a ouvir o que seus críticos tem a dizer sem se ofender pessoalmente.  Ao escutar uma crítica, você poe em prática um plano para melhorar.  O empreendedor é capaz de transformar um erro em uma oportunidade. Ele não teme a competição, até se aproxima dela para ver o que fazem, e é capaz de estudar uma maneira de ser ainda melhor.  O empreendedor precisa da competição para obter seu sucesso.

Você é um “vendedor” nato

Você utiliza a sua rede social para angariar seguidores,  pessoas que te apoiam e que seriam capazes de testar seu produto por causa da sua influência.  Você também tem facilidade para falar sobre seu negócio e  não teme promove-lo usando estratégias de Marketing.  Você fala com pessoas que não conhece, não tem vergonha ou é introvertido demais para isso.

Se você possui essas características (e se não possui, entende que precisa trabalhar nelas), você está no caminho certo para colocar em prática seu projeto em 2016.  Acesse aqui um teste psicológico para ajudar a avaliar mais a fundo se você possui esse perfil.

Boa sorte!