A dor nas articulações é muito mais comum do que se pensa e infelizmente tem gente que acha normal. E, quando se acha normal, não haverá cuidados e o problema se agrava. As articulações precisam ser sustentadas. O que ocorre é que as articulações são formadas por diferentes ossos. Como o próprio nome diz, é o local onde os ossos se encontram e se articulam, ou seja, se movem em diferentes direções.
Para que as articulações não façam movimentos aleatórios em todas as direções e para que nós tenhamos uma postura, nas articulações, existem estruturas que seguram esses ossos e impedem que os movimentos ocorram em direções erradas. Por exemplo, é por isso que o joelho não flexiona para trás. O nome dessas estruturas é ligamento.
[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=jmkP5R7hd68″ width=”500″ height=”300″][su_video url=”https://youtu.be/3LCq5jnlUP0″][/su_youtube]
Bem isso quer dizer que os ligamentos devem ser fortes para sustentar a articulação seja no repouso ou no exercício. Para isso eles devem ser treinados! Sim, nós não treinamos apenas músculos, devemos treinar também os ligamentos. Diferente dos músculos os nossos ligamentos não serão sempre treinados se treinarmos os músculos. Para que os ligamentos sejam treinados é necessário causar instabilidade nas articulações e isso não ocorre em todos os tipos de exercícios.
Os exercícios que são feitos em instabilidade, quando o corpo não está apoiado e amparado pelos aparelhos de musculação, são os mais indicados para que os ligamentos se fortaleçam. Esses exercícios exigem que essas estruturas segurem as articulações, pois não há apoio. Sem dúvida, tudo precisa ser dosado na proporção necessária e condizente com o desempenho da pessoa.
Durante esses exercícios os ligamentos sofrem pequenos estiramentos e assim algumas estruturas proteicas são quebradas. Isso não é injúria, mas no repouso o corpo irá reconstruir essas proteínas quebradas e ainda acrescentar mais algumas, pois o corpo entende que se está sendo mais usado precisa de reforço. Isso ocorre da mesma forma que a sola no pé pode ficar mais grossa se a pessoa anda muito descalça.
Mais uma vez é necessário entender e explicar que não há um tipo de exercício que seja melhor ou pior. Todos os tipos de exercícios podem e devem ser feitos para que a saúde seja beneficiada. Os exercícios em instabilidade são apenas mais um tipo de exercícios que juntamente com os demais irão auxiliar muito a saúde das articulações. Vale lembrar que esses exercícios são muito importantes para as pessoas de mais idade, já que além de reforçarem os ligamentos auxiliam no desenvolvimento e na manutenção do equilíbrio corporal.
Quer saber mais sobre Saúde e Bem Estar? Curta nossa página do Facebook.