Parece que o mundo todo está fazendo dieta e não se fala em outra coisa. Se você olhar mais detalhadamente, as redes sociais estão lotadas de todos os tipos de dietas. Mas, o que pouca gente sabe é que dieta é na verdade o seu hábito alimentar. Por exemplo, a dieta mediterrânea é constituída pelos hábitos alimentares dos povos da região mediterrânea. A dieta americana é constituída pelos hábitos alimentares do povo americano e assim por diante.

Existem algumas dietas que são específicas para que um objetivo seja atingido. Quando uma pessoa deseja emagrecer, um nutricionista irá prescrever uma dieta hipocalórica. Isso quer dizer uma dieta com poucas calorias, com pouca energia. Existe dietas hiperprotéicas, que têm uma maior quantidade de proteínas. Essas dietas podem ser indicadas para pessoas que possuem dificuldade na absorção de aminoácidos (eles constituem as proteínas), no pós-operatório e em diversas situações.

Quando uma dieta é prescrita para ser seguida por muito tempo ou para o resto da vida, como as dietas hipocalóricas, elas devem ter algumas características que não são levadas em conta por muitas pessoas.

[su_youtube url=”https://youtu.be/3LCq5jnlUP0″ width=”800″][su_video url=”https://youtu.be/3LCq5jnlUP0″][/su_youtube]

Essas dietas devem ser adequadas ao seu dia a dia. Isso porque se ela for muito difícil de ser seguida por ter alimentos difíceis de serem encontrados ou que o preparo é complexo, logo a pessoa deixará de lado e o objetivo não será alcançado.

Os hábitos alimentares, quando forem muito errados, devem ser mudados aos poucos para que a pessoa possa ir se adaptando e não desista. Os cuidados com a saúde são muito importantes e justamente por isso, propor uma mudança muito radical pode significar desistência.

O ser humano tem a cultura de usar as refeições para comemorar, celebrar, reunir os amigos e tirar isso de uma pessoa pode trazer mais problemas. O afastamento de momentos de felicidade e convívio não é indicado, principalmente quando se fala em reeducação alimentar que tem o objetivo de ser seguida para sempre.

Neste aspecto é função do profissional da área da saúde promover essa transição de forma a não alterar os hábitos sociais e familiares drasticamente. A dieta ideal é feita para a pessoa de forma customizada. Se por um lado o profissional da área da saúde necessita de bom senso para propor essa dieta, o paciente também deverá ter o bom senso para não pedir ou tentar impor a prescrição de uma dieta que seja muito radical e sem necessidade. O processo de emagrecimento é gradual e dietas muito radicas estão fadas ao fracasso.

Então, se você é uma pessoa que deseja mudar seus hábitos de vida, como alimentação, exercícios e nível de estresse, a melhor maneira de começar é buscando um bom profissional e fazer essas mudanças aos poucos.


Quer saber mais sobre Saúde e Bem Estar? Curta nossa página do Facebook.