Proteger sua família e bens é uma prioridade e motivo pelo qual as pessoas contratam seguro.
O que acontece se você se encontrar em uma situação onde o seu seguro não é suficiente? É aí que uma Apólice de Seguro guarda-chuva (Umbrella) pode ajudar a lhe cobrir.
A apólice guarda-chuva é um tipo de seguro que oferece uma cobertura adicional de responsabilidade civil acima de seu seguro de automóvel, residencial ou comercial. Ela é acionada caso sua cobertura contra terceiros não seja suficiente para cobrir os danos de um acidente ou um incidente em sua propriedade ou negócios.
O que cobre e quais são as exclusões do seguro “Umbrella”?
Os tipos de danos cobertos por uma apólice guarda-chuva incluem o seguinte:
- Lesão corporal – Se você ferir alguém em um acidente de carro e as contas médicas excederem os limites de seu seguro de automóvel;
- Danos materiais – A apólice cobre também danos que não estejam incluídos no seguro de automóvel ou de imóveis.
- Danos legais – Uma apólice de seguro “Umbrella” protege você caso esteja sendo processado por calúnia e/ou injúria escrita ou falada, ou seja, palavras que causam prejuízo a outra pessoa. Essa apólice também pode lhe proteger contra processos legais por uma acusação maliciosa, violação de privacidade, e uma variedade de outras acusações civis.
- Taxas legais – A vantagem final do seguro guarda-chuva é que ele cuida de seus honorários advocatícios e custas judiciais em uma ação judicial. Os advogados – via de regra – são caros, e o custo de uma ação importante pode forçá-lo a resolver a disputa fora dos tribunais, mesmo que você saiba que não está realmente errado. Com uma apólice guarda-chuva, você sabe que você pode pagar um bom advogado para proteger seus ativos.
Embora muitas das ações judicias estejam incluídas neste seguro, há exceções tais como:
- “Malpractice” – que são os erros profissionais.
- Trabalhadores com pedidos de indenização contra empregadores
- Dano com causas intencionais a qualquer pessoa ou propriedade
Além disso, é importante notar que o seguro guarda-chuva só lhe protege de ser processado por danos a outras pessoas. Se você for quem que se machucou e precisa de uma operação cara, cabe à sua seguradora de saúde pagar pelo procedimento. Desse modo, qualquer custo não coberto pelo seguro de saúde sairá do seu bolso. Nesses casos, uma apólice de seguro guarda-chuva não poderá ajudá-lo.