Existe um ditado que diz:

“Deve-se tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo”

Parece que pelo menos algo de verdade existe nesse ditado. Um estudo1 publicado em março deste ano analisou dois grupos de obesos. Um dos grupos não tomava café da manhã e o outro sim.

Algumas coisas muito interessantes foram observadas nesse estudo. A primeira foi que o grupo de obesos que tomava café da manhã todos os dias mostrou ter mais energia e um maior índice de atividade física espontânea pela manhã quando comparado com o grupo de obesos que não tomavam café da manhã. É bem sabido que as pessoas obesas têm grande dificuldade em iniciar um programa de exercícios. Sim, há uma grande dificuldade em incluir esse novo hábito na vida de pessoas que nunca fizeram exercícios.

Esse dado pode ser usado em favor do obeso que precisa fazer exercícios.

Se pensarmos que os obesos que tomarem café da manhã tem um maior nível de atividade física espontânea, incluir os exercícios pela manhã poderá ter mais aderência e consequentemente mais sucesso.  Outro ponto interessante é que o hábito de tomar café da manhã promoveu maior gasto calórico ao longo do dia, mais uma vez contribuindo para a diminuição da obesidade e dando mais espaço para novas intervenções.

Mas, talvez o ponto mais atraente deste estudo foi observar que as pessoas que compuseram o grupo que tomava café da manhã todos os dias, também comia menos durante todo o dia. Este ponto é bem complicado de ser discutido. A maioria das pessoas obesas nega com todas as forças que come muito,  talvez elas acreditem mesmo que não comam muito.  Porém, não é bem assim.

Apenas 2% da obesidade no mundo todo são devidos a problemas ligados à saúde, como problemas hormonais.  98% dos casos de obesidade são devidos aos maus hábitos alimentares unidos ao sedentarismo.  Ou seja, ingerem muita comida, comida muito calórica e não fazem atividade física compatível com a ingestão de calorias. O resultado é o acúmulo de gordura que vai crescendo ao longo dos anos.

O estudo citado traz a observação que os obesos que tomavam café da manhã comiam menos durante o dia e tinham maior nível de atividade física pela manhã. Exatamente as duas coisas mais difíceis de se introduzir na vida de pessoas obesas. Para isso basta se alimentar pela manhã. Essa informação merece ser divulgada e propagada para que cada vez mais a obesidade possa ser tratada como uma enfermidade grave e não classificada como um problema estético.

Am J Clin Nutr. 2016 Mar;103(3):747-56. doi: 10.3945/ajcn.115.122044. Epub 2016 Feb 10.
The causal role of breakfast in energy balance and health: a randomized controlled trial in obese adults.
Chowdhury EA1Richardson JD1Holman GD2Tsintzas K3Thompson D1Betts JA4.


Quer saber mais sobre Saude e Bem Estar? Curta nossa página do Facebook.