Desconheço jogo de cartas mais popular entre nós brasileiros, do que o Buraco.  Sim, eu sei que existem  outros igualmente interessantes tais como Truco, Tranca, Biriba, Poker, Pif Paf, Sueca e uma infinidade de outros… mas Buraco tem cara de Brasil, é ou não é?

Lembro de ter passado fins de semana inteiros jogando com amigos.  “Virávamos a noite”, como se dizia.  Nós íamos para a nossa casa de praia em Cabo Frio no feriadão nem sei pra que, porque ficávamos dentro de casa jogando a maior parte do tempo.  Mas era muito bom.  Até mesmo as brigas eram gostosas… Brigas porque alguém roubou no jogo, porque escondeu cartas, porque passou cartas por baixo da mesa, porque fez sinais.  Mas o gostoso mesmo era ganhar com honestidade, usando malícia, memória e técnicas pré-combinadas com o parceiro.

E a satisfação ao completar uma canastra de 1000? De conseguir bater direto?  De comprar a carta da batida? Aquela que faltava pra limpar a canastra? Ah, como era bom!

Mas aí acabei saindo do país e deixando os amigos próximos e os vizinhos pra trás.  Aqui nos E.Unidos a roda da vida nos envolve de tal maneira que apesar de já termos encontrado várias pessoas que adoram jogar, nunca conseguimos fazer tempo pra matar as saudades de um bom jogo.  Sobra o Buraco Online, mas vamos combinar que a emoção não é a mesma …

Mas no próximo dia 6 de Maio 10 de junho vamos reunir uma galera num local bem agradável pra uma Rodada de Buraco de Fundraising para o Scholarship Fund do Rotary Club Boca Raton West.

Quer participar? Aqui está o convite

Pra quem não sabe, Buraco (ou Biriba) foi inventado nos anos 40, no Uruguai, por um grupo de amigos que uniram elementos de outros jogos de baralho para criar a Canastra (fonte: Wikipedia).  Existem várias regras a serem seguidas, porém as mais comuns são:

Objetivo do jogo de Buraco

O objetivo do jogo é fazer o máximo de pontos que são os valores somados das cartas “baixadas” por cada dupla, e das “canastras” (sequência de sete ou mais cartas de mesmo naipe), sendo que a canastra “limpa” (sem curingas) vale 200 pontos, a “suja” vale 100 pontos e os jogos que não chegaram a formar canastra valem apenas a soma dos pontos de suas cartas.
Para chegar ao máximo de pontos são jogadas várias partidas, sendo que em cada rodada os dois maços são embaralhados e a cada rodada uma pessoa diferente dá as cartas (em sequência, no sentido anti-horário). Sempre inicia o jogo quem está a direita do jogador que deu as cartas. Na próxima rodada, esta pessoa dará as cartas.

Cartas

No início, cada jogador recebe 11 cartas e a pessoa que estiver à esquerda de quem está dando as cartas, dá o “morto” que nada mais é do que separar 2 montinhos de 11 cartas.  Cada dupla terá a oportunidade de bater pela primeira vez (livrar-se das cartas iniciais) com o objetivo de pegar o morto.  Do contrário, a dupla que não conseguir, terá que descontar 100 pontos na contagem final.

Canastras

Canastra “suja” – 100 pontos: canastra com pelo menos 7 cartas sequenciais usando um coringa de qualquer naipe (o 2) ou o joker, também conhecido como valete.
Canastra Limpa – 200 pontos: canastra com pelo menos 7 cartas sequenciais, sem uso de coringa
Canastra de 500: vai de Ás a K (Rei), sem coringa
Canastra de 1000 (ou Real): vai de Ás a Ás, sem coringa.
Canastra “Lavadeira” Não faz parte do buraco tradicional, mas se houver acordo entre os jogadores, é a canastra onde se usam cartas iguais, de naipes variados. Por exemplo, na lavadeira de Ás, usam-se pelo menos 3 ases de naipes variados (daí a expressão trinca) sendo que sua pontuação não vale como canastra, mas serão somados na contagem final. Porém se forem 7 cartas de Ás, sem coringa, contam-se 200 pontos e se for suja, 100 pontos.

Descarte ou Lixo

Se for buraco aberto, o jogador que descarta sua carta, pode simplesmente jogar a carta na mesa formando uma pilha que todos os demais jogadores podem tocar para conferir se lhes interessam, comprar o “lixo” inteiro, servindo ou não para formar outro jogo.
Já no buraco fechado, o descarte deve ser colocado carta após carta formando uma pilha única e o lixo só pode ser comprado se a última carta descartada servir para baixar um jogo de no mínimo 3 cartas numa sequência ou numa trinca. Os jogadores não podem olhar as cartas anteriores pra “refrescar a memória”.

Bater

Bater é quando as cartas da sua mão terminam.  Pra pegar o morto, não é necessário ter canastra suja ou limpa. Mas depois que pegar o morto, só pode bater se tiver pelo menos uma canastra limpa. Se o jogador que pegou o morto, descartar, a vez de jogar já será do outro. Mas se ele pegou o morto e ainda não descartou (bateu “direto”), pode continuar baixando cartas do seu morto e então descartar uma para dar sequência ao jogo. Cada dupla só pegará um morto. Se as cartas da mesa terminarem e o morto for pra mesa, serão descontados 100 pontos de quem não conseguiu pegar o morto. Para bater no final, o jogador só poderá bater com carta vinda do monte principal e não do monte de descarte (lixo). Isto vale tanto para alcançar o morto como para a batida final. Se ninguém bater até que só reste 1 carta na mesa, o último a jogar é quem pegar aquela última carta do monte e não o descarte seguinte.

Vulnerabilidade

Se a partida for de 3,000 pontos, cada dupla passa a ser vulnerável a partir de 1501 pontos. Os jogadores vulneráveis só podem começar a baixar quando o total de pontos das cartas baixadas seja igual ou superior a 75 pontos. Se baixarem menos que isso, tem que recolher as cartas e tentar novamente, sendo que os pontos não dobram. Continua a obrigatoriedade de baixar um mínimo de 75 pontos.

Então, vamos jogar?


Referências:
História do Buraco
Como jogar Buraco

Como fazer Canastra

Regras para jogar Buraco

Dicas para jogar Buraco

Estratégia 1VS1 no Buraco Online