Se você deseja não engordar, ou se deseja emagrecer, deveria sim levar o seu sono mais a sério.

O que ocorre com nosso corpo durante o sono é muito importante e pode influenciar muito na nossa saúde. Basicamente durante o sono direcionamos os nossos gastos energéticos para a restruturação do organismo. Isso porque durante o período de vigília desgastamos o corpo com quebra de proteínas e renovação das células, entre outras atividades.

Nosso corpo segue um ciclo sono-vigília que é necessário para a manutenção do balanço energético. O desbalanço energético interfere no equilíbrio do organismo e traz enfermidades como a obesidade. Já é sabido que há um aumento significativo na obesidade quando o período de sono é abreviado. Esse desequilíbrio leva a um aumento na ingestão de alimentos, na redução do gasto energético, e as mudanças nos níveis de apetite.

Os equipamentos eletroeletrônicos pioram a situação duplamente.

Primeiro porque o uso de computadores e celulares aumenta o grau de sedentarismo.  Hoje não é mais necessário sair para buscar, comprar ou encontrar. Tudo pode ser buscado, encontrado e comprado pela internet. Isso não é uma crítica negativa, é apenas uma constatação.  Contudo, sim há uma grande diminuição no grau de atividade física da população.

O segundo ponto que pode prejudicar, é que muitas pessoas usam esses aparelhos antes de dormir. Isso prolonga o tempo de vigília e claro abrevia o tempo de sono. Existem muitas formas de interação do nosso corpo com o meio ambiente que muitos nem suspeitam.

Durante a noite, enquanto dormimos no escuro, (e sim tem que ser no escuro) um hormônio chamado melatonina é produzido. Uma das ações desse hormônio é auxiliar na regulação do ritmo do nosso dia (ritmo circadiano) e do sono. A perturbação na produção desse hormônio sugere prejuízo na produção e ação da insulina, na manutenção da glicose, na produção das gorduras e na capacidade antioxidante. Ou seja, ocorre uma profunda perturbação na manutenção do equilíbrio do corpo.  Estes estudos mostram que há uma ligação entre a obesidade e um curto período de sono.

A obesidade é uma enfermidade multifatorial, este é apenas mais um fator.  Porém, é também mais uma forma de combatermos a obesidade. Basta prestarmos mais atenção em nossos hábitos e analisar se eles estão contribuindo para a nossa saúde ou para ficarmos doentes.

Nat Sci Sleep. 2016 Jan 5;8:9-20. doi: 10.2147/NSS.S62365. eCollection 2016. Metabolic signals in sleep regulation: recent insights. Shukla C1, Basheer R1.


Quer saber mais sobre Saude e Bem Estar? Curta nossa página do Facebook.