Ah… Fim de ano chegando e com ele as festas! Para certos negócios, essa época é excelente, mas para outros pode ser complicado, especialmente se o seu negócio for prestação de serviços. Mas você pode usar essa época exatamente para promover seu negócio através de eventos.  Eventos são ótimos canais para fomentar relações entre pessoas.  Algumas opções:

Holiday Party

Uma excelente maneira de reconhecer seus clientes cativos, seus fornecedores e parceiros é fazendo um “holiday party” durante o horário de business.  Aproveite para falar dos planos para o ano seguinte, como reforçar os laços de parceria e ao mesmo tempo para colher ideias e feedback sobre algo que você possa melhorar.  Considere fazer parcerias com empresas sem fim lucrativos onde os dois podem se promover. Lembre-se de ser cuidadoso para não restringir o evento à uma só cultura ou costume.

Open House

Não é preciso abrir um negócio novo para fazer um “Open House”.  Durante um open house você pode mostrar linhas de produtos novos e vender seus produtos por um custo relativamente baixo. Abra suas portas fora do horário normal de trabalho e convide seus clientes atuais, e principalmente aqueles que você vem coletando emails e que até hoje não enviou  uma campanha.  Convide também membros da comunidade próxima, negócios próximos ao seu.  Faça parceria com negócios não concorrentes para direcionar tráfego adicional para o teu negócio.  Também considere fazer parceria com non-profits.  Você ajuda e é ajudado. Seja criativo. Faça o evento atraente o suficiente para que as pessoas queiram participar (considere oferecer entretenimento, alimentos, bebidas, prêmios, ter um convidado especial, e ter uma agenda transparente caso você pretenda vender algo). Crie uma página do evento no Facebook para gerar “buzz” online.  Considere criar não só material de marketing digital mas também impresso como postcards (4X6 ou 5X8).

Customer Appreciation Day

Considere ter esse dia todo mês, principalmente em dias que você sabe que o movimento é fraco.  Considere colocar na sua lista de preços um preço especial para esse dia e faça promoção digital para atrair clientes. Informe o seu “Chamber of Commerce” local sobre todo evento que você fizer.  Você deve ir aos negócios vizinhos e considerar trocar serviços que possam ser utilizados no seu evento.  Exemplo, se você tem um salão de cabelereiro e existe um restaurante próximo, considere oferecer que a comida do restaurante seja usada no seu evento para promover o restaurante.

Networking

Por que não promover um networking via Happy Hour? Não só você estará promovendo o seu negócio como também se descontraíndo após dias de trabalho cansativos ou pouco produtivos.  Eventos de networking são ótimos para você se estabelecer como líder tanto na sua comunidade como no seu ramo de negócios.  Quanto mais você promove eventos de networking, mais as pessoas te conhecem pessoalmente e você se torna um formador de opiniões ou pessoa influente.

Charity Fundraisers

Excelente oportunidade para chamar atenção para uma causa nobre tendo seu negócio como patrocinador principal.  Muitas pessoas conseguem falar melhor sobre uma causa do que sobre seu próprio negócio.  Você pode organizar um jantar, um happy hour, um leilão ou até mesmo um pequeno coquetel e informar os convidados que parte ou todo o dinheiro arrecadado será doado para a causa em questão.  Sorteie produtos mas tenha cuidado com as leis e assegure-se de que você está autorizado a fazer rifas no seu estado. Evite abraçar causas polêmicas onde você pode alienar possíveis clientes.  Abrace causas locais da sua comunidade; causas ligadas à educação ou animais.  Ao coletar o dinheiro, faça questão de o quanto antes, documentar a entrega dos fundos através de fotos.

Como promover?

Obviamente a mídia social oferece a maneira mais fácil e gratuita para promover seu evento, mas é preciso fazer mais do que apenas mencionar a data, hora e local.  Você deve promover ativamente o evento em grupos. Você pode criar um evento online no Facebook mas se você tem um postcard de mídia convencional que pretende enviar pelo correio, tire uma foto e coloque no Instagram, Pinterest e Twitter. Existem boas ferramentas baseadas em Twitter, como o TweetMyEvents ou TweetVite.  Conheça o Eventbrite e considere utilizar essa ferramenta para coordenar o evento.

Após o evento

Você precisa capturar informações para acompanhamento pós-evento.  Todo evento precisa ter uma listinha de “sign in” onde você vai capturar o nome, telefone e email do convidado.  Incentive as pessoas a acompanharem seu negócio na mídia social. Faça follow-up com um telefonema, agradeça o comparecimento por e-mail, e faça uma oferta especial para que você comece uma relação com seu novo cliente.  Divulgue o sucesso do seu evento na mídia social e se possível, escreva um “press release” e publique o acontecimento no seu website.

Have fun!