Universidade – Conselhos, mitos e porque você deve ir
Universidade - Conselhos, mitos e porque você deve ir

Chegou a hora de dar aquele tão esperado e grande passo, aquele que vai lhe impulsionar para seguir o resto de sua vida. Chegou a hora de ir para a universidade ou pelo menos pensar nesse futuro próximo!

Aqui nos Estados Unidos o ensino médio, conhecido como High School, é a última etapa na jornada efervescente de qualquer adolescente, antes que tenha que “se virar” e continuar em busca de seus sonhos.

“Mas … e se eu não quiser ir para a faculdade? ”

A escolha é sua.  No final sempre será … mas pelo menos esteja consciente  dos fatos.  Existem oportunidades para realizar seus planos, começar a ganhar dinheiro e ir  muito além do que vários com um diploma conseguem alcançar?  Sim!  Vemos exemplos através de histórias de sucesso de vários empreendedores como Elon Musk, Bill Gates, e Mark Zuckerberg – todos idolatrados por nossa sociedade e com toda razão, pois ocasionaram grandes revoluções tecnológicas.  Inclusive um dos maiores investidores e visionários da época atual, Peter Thiel, está disposto a  doar US$100,000 para serem usados durante  dois anos para ajudar alguém a realizar seu projeto ao invés de ir à universidade.

Agora, vamos ser realistas. É possível? Sim. Raro? Muito.

O simples fato é que a sua chance de encontrar um trabalho lucrativo neste mundo empresarial e cada vez mais competitivo, praticamente é possível somente após se obter um diploma e participar da experiência holística que uma universidade oferece.  Consequentemente, vou focar nesta opção e dar algumas dicas para lhe ajudar à dar esse próximo passo.

Conselhos sobre o que fazer para entrar em boas universidades:

  1. Participe.  Faça parte de clubes escolares ou atividades extracurriculares. Tente criar um clube novo… deixe sua marca.

Quando você for aplicar para qualquer instituto o fator experiência é as vezes até mais importante que suas notas. Universidades adoram ver que você é “well rounded,” ou seja, tem um conhecimento elevado e uma motivação interna para fazer parte de algo maior.

  1. Esteja sempre em movimento.  Procure participar de competições, ir a palestras e conhecer pessoas importantes em sua escola, Seja uma professora na área que você pretende estudar na universidade ou o administrador da escola; tenha como meta conhecê-los, pois se tornarão os seus mentores e serão capazes de escrever uma carta de recomendação para você.

Nunca sabemos o que o futuro irá trazer,  então por que não nos prepararmos o máximo possível? Uma conexão feita hoje pode abrir um novo caminho amanhã.

  1. Boas notas, SATs, e ACTs.  Notas e testes são importantes e devem ter sua atenção. Faça o seu melhor.
  1. Pesquise.  Oportunidades aparecem quando nos cercamos de pessoas que vão proporcioná-las. O que é bom para todos às vezes não é bom para você.  Tente achar aquela universidade com o foco no que você pretende estudar e um ambiente onde você se sentirá confortável para morar nos próximos quatro anos.

Mitos da Faculdade:

  1. Festas e Drogas.  Duas coisas hiper expostas pela mídia quando se refere ao mundo universitário. Como qualquer outro ambiente, a sua exposição e participação depende de você e de quem você tem ao seu redor. Se você tiver em mente que está na universidade em busca do seu futuro e lembrar que está cheio de oportunidades ao seu redor que irão lhe enriquecer,  as pessoas certas virão em sua direção.  Seja responsável, consciente de suas ações e saiba aproveitar!
  1. Oportunidades. Já falei bastante disso… tem muitas! Me disseram que “as coisas mais importantes acontecem fora da sala de aula” e é verdade. Desde oportunidades para fazer estágios, participar em times de pesquisas, fazer parte de clubes, ir a eventos, network ou estudar no exterior por um semestre.  Você tem todas as ferramentas que precisa para criar uma bela história.

Com esta nova independência você começa a plantar o seu próprio futuro… semente por semente, escolha por escolha.

É uma sensação incrível!

  1. Dificuldade.   A grande palavra para combater este mito é “time management”.  Saiba administrar o seu tempo e tudo ficará mais fácil.
  1. Ivy Leagues (Harvard, MIT, Stanford, etc). Você deve ir para onde acredita haver a melhor escolha para você nesse momento.  Universidades como Ivy League são caras e muitas vezes vangloriadas pelo seu nome.  Existem muitas outras universidades tão boas quanto, pois muitas vezes professores dessas Ivy Leagues se mudam e levam sua experiência com eles.  Procure uma universidade que traga as oportunidades que você busca. Se quiser um diploma de uma Ivy League, lembre-se que você pode finalizar seus estudos lá ou começar seus estudos de pós-graduação em universidades mais prestigiadas.

Enfim, espero ter ajudado de alguma forma. Lembre-se que em breve você dará o primeiro passo para o resto de sua vida! Agora é você que está no controle. Saiba escolher e lembre-se de curtir cada momento.

Boa sorte!


Quer saber mais sobre Formação e Educação? Curta nossa página do Facebook.

Rafaela Frota nasceu no Brasil e é uma cidadã global, pesquisadora na área da Engenharia Fotônica e empreendedora com foco no desenvolvimento de novas soluções para aumentar a conscientização nutricional através de "big data" e tecnologias emergentes. Entre seus projetos, estão Wawwe (http://www.wawwe.com), um aplicativo que auxilia as pessoas a comerem de forma mais saudável.  Seu email: rafaelalfrota@gmail.com.

2 Comments

  1. Debora O Amaral

    Muito bom material.
    Sou nitricionista no Brasil e tenho muito interesse em aumentar meus conhecimentos ai nos EUA.
    Qual curso voltado a crianças e idosos você recomenda?

    Reply

Comentarios?

Your email address will not be published.