TOCA Culture apresenta Bossa Nova Sinfônico em Havana, Cuba
A entidade cultural com sede em Miami, TOCA Culture, apresentará o concerto Bossa Nova Sinfônico em Havana, Cuba, no próximo dia 15 de maio, como concerto de abertura do Festival Cuba Disco 2016.
É a primeira vez que músicos de Miami tocam com a Sinfônica Nacional de Cuba. Também é a primeira vez que a orquestra vai tocar Jobim. Será o concerto de abertura do evento de música mais importante de Cuba, o Cuba Disco. Participou nesse mesmo evento, na edição anterior, a Orquestra do Estado do Minnesota, além dos músicos do Preservation Hall que se apresentaram no último festival de Jazz.
Nesse evento histórico, a Orquestra Sinfônica Nacional de Cuba vai dividir o palco com artistas norte-americanos baseados em Miami. A ocasião coincide com o 20º aniversário do Festival Cuba Disco. A orquestra, os músicos convidados e os fãs cubanos da música brasileira estão ansiosos por este premiado programa que celebra o diálogo cultural cada vez maior entre Cuba, EUA e Brasil. A performance colaborativa será regida pelo maestro da Orquestra Sinfônica, Enrique Perez Mesa.
Bossa Nova Sinfônico é um projecto fundado com o objetivo de sustentar o corpo de trabalho e o legado da música de Antonio Carlos Jobim entre amantes da música. Jobim foi a figura mais central na música popular brasileira no século passado. Sua música tem permeado culturas ao redor do mundo. A música de Jobim juntamente com o formato de orquestra sinfônica e o tradicional quinteto Jazz latino, confere a este projeto uma marca excepcional, única.
O quinteto é formado pela cantora Rose Max, o guitarrista Ramatis Moraes, o baixista Jamie Ousley, o pianista Michael Orta e o baterista Carlomagno Araya. O maestro Jeremy Fox, do projeto original, estreado na Costa Rica, também fará parte desse encontro, trabalhando em conjunto com o maestro Perez Mesa.
Em seu primeiro ano, este projecto foi realizado na América Central, México e Estados Unidos. A estréia na Costa Rica, juntamente com a Orquestra Sinfónica Nacional, em março de 2013, resultou no lançamento de uma gravação ao vivo. O CD “Bossa Nova Sinfónico Recordando a Antonio Carlos Jobim” recebeu uma indicação ao Latin Grammy, e conquistou o prêmio “Melhor CD do Ano” em 2014 pelo prestigiado Brazilian Press Awards, nos EUA.
“A música de Jobim é universal e fornece a estrutura ideal para o nosso encontro musical Pan-Americano”, afirma o diretor da TOCA Culture, Robson Coccaro. “Estamos vivendo um momento transformador nas relações EUA-Cuba, e estamos entusiasmados por colaborar criativamente com a Orquestra Sinfônica Nacional de Cuba. Assim como uso sutil que Jobim faz de harmonias tão ricas em sua música, a nossa esperança é que esta performance irá incentivar, da mesma maneira, a harmonia entre os participantes e estimular ainda mais o diálogo cultural entre os EUA e Cuba “.
Sobre TOCA Culture
TOCA Culture é uma organização cultural sem fins lucrativos que promove as artes visuais e performances através de intercâmbio cultural e encontros artísticos em todas as Américas, com particular ênfase na interface do Brasil-EUA-Cuba. Nós trabalhamos com artistas estabelecidos, bem como artistas emergentes, e produzimos eventos para mostrar seus trabalhos para um público global.
Bossa Nova Sinfônico está programado para ser apresentado no Festival Cuba Disco, em Havana, Cuba, sob a direção do Maestro Enrique Pérez Mesa com a Orquestra Sinfônica Nacional. Esta apresentação de Bossa Nova, realizada por artistas dos EUA e músicos cubanos da orquestra nacional, sintetiza bem o enfoque multi-cultural de TOCA Culture.
Ainda há lugares para quem quiser viajar para assistir esse concerto histórico. Basta contatar a Toca Trips ou enviar email para: info@tocaculture.org.
Quer saber mais sobre Shows e Eventos? Curta nossa página do Facebook.