Atualmente ter um blog é quase uma obrigação profissional.  É sem dúvida, uma forma de publicar suas ideias e seus conhecimentos. O problema é que se escreve qualquer coisa, sobre qualquer assunto, muitas vezes sem conhecimento para isso. E é nesse momento que pode ser perigoso seguir tudo que está escrito em blogs. Quem se mantém informado apenas pelos aplicativos de celulares e sites sem referências, pode estar correndo um grande risco. Na área da saúde, que é a área que atuo e estudo, percebo isso diariamente. É muito comum eu começar o dia respondendo a questões sobre verdades e mentiras de modismos escritos em blogs, sites e no Instagram.

Mas o que está por trás disso tudo?

Sim, pode haver uma certa desonestidade, mas ao mesmo tempo há sem dúvida um imediatismo por parte do público. Costumo dizer que estamos vivendo a época da pílula da felicidade. O desejo da maioria é tomar uma pílula e ser feliz, sem o menor esforço. Mas não é assim. Porém, é por esse motivo que as notícias “milagrosas” se espalham com tanta facilidade e são consideradas por tantos.

Muitas pessoas leem algo, entendem parcialmente ou não entendem, e publicam o que acham.

De acordo com o que sabem que será aceito. E a partir desse momento a notícia se torna moda e quem não segue é julgado como errado. Mas o mais incrível é que não dura muito tempo. Em pouco tempo outra notícia, contrária a primeira, será divulgada e o que antes era lei passa a ser errado.

É preciso entender que para que algo seja classificado como certo ou errado precisa ser analisado e experimentado. Em dois meses isso não é possível. As pesquisas são feitas em laboratórios, em situações controladas, depois serão experimentadas em outras situações e de forma mais complexa. Nada pode ser decidido ou afirmado antes de alguns anos de testes e mais testes. O imediatismo não combina com a ciência. Claro que nada pode ser dito como definitivo ou inalterável, mas deve haver critérios e estudos para se mudar. Porém, mudanças a cada dois meses também não pode ser.

Pessoas que se mudam para outro país, como é o caso de brasileiros que estão no exterior, costumam se sentir um pouco perdidas no início e buscam sites em português para se orientarem. Buscar sites confiáveis, informações corretas, com profissionais competentes é muito importante para que todos os planos e sonhos possam dar certo.

Boa leitura!