Já chegamos em fevereiro e você está frustrado por avaliar que tantos planos, tantas resoluções, feitas no calor da mente inebriada pelo champanhe do réveillon, ainda não saíram do papel e foram até esquecidas. Ate agora você só correu para apagar o fogo sem avançar com nenhum grande projeto. Será que sua casa está lhe impedindo de alcançar parte do que  planejou?!

FullSizeRender-5Quando nossa casa está desorganizada, papéis por todo o lado ou simplesmente a dispensa com itens vencidos e acumulados nos sentimos presos na areia movediça. Sabe aquela sensação de querer sair do lugar, mas alguma força estranha e mais forte nos impede de mover a perna?

E também não adianta começar a decorar a casa comprando móveis e acessórios se nem sabemos aonde vamos colocar. A regra é organizar e limpar antes de decorar.

FullSizeRender-6Está na hora, chega de desculpas! Seja por pouco tempo, pouco dinheiro ou falta de gosto e/ou jeito para decoração, vamos fazer de 2016, o ano da verdadeira transformação.

Acompanhe essa matéria para dicas de como organizar e decorar com muita personalidade e pouco investimento. Você vai se surpreender de que não somente vai ganhar uma casa linda como também vai prosperar no seu plano pessoal.

Organize e limpe antes de decorar

Como podemos deixar a casa linda se ela não está limpinha e perfumada?

Em todos os cômodos, tirar o pó e passar um pano úmido já faz uma grande diferença. Se tiver muita bagunça espalhada, coloque em uma sacola e quando tiver tempo guarde item por item. Não adianta guardar nos lugares errados e com pressa, vai dar mais trabalho depois.

Escolha o horário que você tem mais disposição e energia. O ideal é alguns minutos de manhã e um dia por semana para a faxina pesada. Arrume a casa de bom humor com uma música animada, de preferência com tarefas divididas por todos na casa.

FullSizeRender-1Seguem algumas dicas importantes:

– Lave a louça enquanto cozinha

– Faça sua cama assim que levantar e vista-se imediatamente

– Sempre que sair de algum cômodo melhore algo nele: Olhe rapidamente para o ambiente e coloque no lugar tudo o que não está aonde deveria. Peça para todos da casa fazerem o mesmo.

– Livre-se de 10 itens por dia nos próximos 30 dias: parece muito mas pode ter certeza que vai se apaixonar FullSizeRender-2por esse novo hábito. Sua casa vai ficar mais leve e a decoração mais sofisticada.

– Tenha uma caixa de doação: deixe a mão, seja na lavanderia ou na entrada da casa uma sacola ou caixa para doar. Um dia por semana passe no posto de coleta local.

– Não deixe para depois o que pode fazer agora: leva alguns minutos e se deixar para depois vai acumular com outras tarefas.

– Separe a correspondência: assim que receber, abra perto de uma lixeira (reciclável) e descarte imediatamente o que não for útil ou necessário. Uma boa idéia e ter um balcão na garagem, e nem mesmo trazer papelada para dentro. Organize a correspondência em três categorias: pessoal, contas e catálogos/revistas.

FullSizeRender-4FullSizeRender-3– Faça uma tarefa de cada vez e tenha uma lista de “coisas a fazer”

– Quando um item entrar, outro sai: uma blusa nova entra no closet e sai uma blusinha de alguns verões passados.

– Produtos de limpeza sempre à mão e limpe imediatamente: pode ser pasta de dente no espelho do banheiro ou gordura no fogão; é mais fácil de remover se for limpo rapidamente.

 

– Varra a cozinha depois do jantar. Manter o chão limpo tornará o dia seguinte muito mais ágil.

– A perfeição é inimiga da conclusão: ao desempenhar qualquer tarefa termine o que começou; melhor terminar sem estar 100% perfeito do que levar dias para concluir.FullSizeRender

– Faça as pazes com o caos ocasional. Um dia de folga por semana!

Até a próxima!


Quer saber mais sobre casa e decoração? Curta nossa página do Facebook.