Imigração passa a aceitar pagamento em cartão de crédito para taxa de cidadania

Por Renata Castro, Esq.

A agência responsável por casos imigratórios junto ao governo norte americano, United States Citizenship and Immigration Services, ou USCIS, começou, no dia 17 de setembro, a aceitar pagamentos da taxa relativa a casos de cidadania feitos com cartão de crédito.

Apesar de, inicialmente, o fato parecer relativamente simples, ele é na verdade demonstração efetiva do compromisso da imigração norte-americana em incentivar a naturalização de imigrantes que já são elegíveis para o processo de cidadania. Quando a imigração recebe pagamentos em cartão de crédito, uma pequena taxa é deduzida do valor total, o que faz com a imigração receba em efetivo menos do que o valor cobrado do candidato.

A imigração é financiada em boa parte com fundos oriundos das taxas imigratórias, portanto, tal iniciativa pode indicar uma defasagem orçamentária para o USCIS. Apesar disso, o governo americano tem interesse em aumentar o número de pessoas elegíveis para voto nos Estados Unidos, já que o voto no país não é obrigatório.   Ademais, pesquisas eleitorais indicam que a questão imigratória será decisiva nas próximas eleições presidenciais.

Quem pode pedir cidadania?

Portadores do green card por mais de 5 anos, que ficaram pelo menos metade do período fisicamente nos Estados Unidos, fluentes em inglês e que não foram condenados por crimes que possam vir a excluí-los de eligibilidade para a cidadania, podem pleitear cidadania norte-americana.

Para os que obtiveram residência legal nos EUA por meio de casamento com cidadão americano, o período é reduzido para 3 anos de residência legal, com metade do período necessário para presença física, ou seja, um ano e meio.  Além disso, para os que se enquadram em tais condições, é preciso que o candidato a cidadania continue morando com o cidadão americano que fez o pedido de residência para o cônjuge, e que o casamento continue em vigência.

Nos podcasts de entrevistas que concedi à Rádio Brasileirinho anteriormente,  eu falo um pouco mais sobre o Citizenship Drive e sobre os Benefícios de ser Cidadão Americano.

Nos vemos dia 04 de Outubro! Até lá!