Seu filho(a) fala português?
Seu filho(a) fala português?

Conheça a Fundação VFP que ensina português para crianças, gratuitamente!

Quando chegamos a este país e percebemos que nossos filhos estão perdendo o hábito de falar o português, começam a misturar os idiomas, erram na conjugação dos verbos…começamos a ficar preocupados! Como eles irão se comunicar com os avós no Brasil? Será que eles nunca irão falar o português correto? Será que irão esquecer da cultura e se tornarem 100% americanos? Essa é a primeira preocupação dos pais brasileiros que vivem fora do Brasil.

O Brasileirinho conversou com Cristiane Martins, que nos contou um pouco da história da Fundação Vamos Falar Português.

P: Qual o objetivo da VFP?

R: A Fundação Vamos Falar Português (VFP) foi criada para levar um pouquinho da cultura do nosso país para dentro da sua casa. A criança recebe uma hora de aula todos os sábados no nosso programa; crianças e pais são motivados a falar mais em português e sobre a nossa cultura. Esse é o objetivo do nosso programa!

 

P: Quando começou o programa?

R: A Fundação Vamos Falar Português é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2004 e certificada nos Estados Unidos (501c3).  O programa de aulas de português foi desenvolvido em 2008 e tem sido um grande sucesso desde então. Hoje, com três núcleos no sul da Flórida, Miami, Boca Raton e Deerfield, o programa atende a mais de 380 crianças de diferentes nacionalidades.

P: Como as aulas de português são ministradas?

Cristiane MartinsR: Por trás do currículo do programa existem profissionais de respeito: Beatriz Carielo, professora de português no sistema de escola pública de Miami Dade e na Florida International; Tatiana de Castro, professora de Educação Infantil e eu, professora de Educação Especial nas escolas de Miami Dade. Tudo é feito com muito carinho e seriedade. O programa conta com 8 professores qualificados, uma coordenadora em cada núcleo e eu, como coordenação geral do programa.

P: Quem pode participar e qual o custo?

R: O programa beneficia crianças entre 2 a 15 anos no sul da Flórida. É patrocinado por empresas e totalmente gratuito à comunidade. Temos muita honra de mostrar a cultura brasileira nos Estados Unidos!

P: Como as pessoas podem matricular suas crianças?

R: Para matricular uma criança no nosso programa, basta entrar no nosso site e fazer a matrícula.  Caso tenha qualquer dúvida, pode entrar em contato através do email: cristiane@vamosfalarportugues.org.

P: A VFP conta com patrocinadores de peso?

R: Sim, somos muito orgulhosos de termos grandes empresas conosco! Gostaríamos de expandir o programa para outras localidades do sul da Flórida, mas necessitamos que mais empresas se juntem a nós para que isso aconteça. Para os empresários interessados em fazer parte da nossa equipe, por favor, entrem em contato com Nara Perez através do email nara@vamosfalarportugues.org

O website da Fundação é: http://vamosfalarportugues.org.


Quer saber mais sobre formação e educação? Curta nossa página do Facebook.

Vera Schäfer ("Veruska") é fundadora do Brasileirinho.com. É brasileira, carioca, auto-didata, se interessa por assuntos ligados aos avanços da tecnologia e da ciência, procura aprender tudo que se relaciona à sua paixão por técnicas de computação. Gosta de compartilhar experiências e ajudar pessoas e pequenos negócios a alcançar seus objetivos através do compartilhamento de informações. Emigrou para os E. Unidos em 89, ama o país que a acolheu mas não se afasta do que há de melhor na cultura, na música e na gastronomia do Brasil. 

2 Comments

  1. Regina Celia Rezende Morais Santos

    Antes de qualquer coisa, quero parabeniza-las pela grandeza desse maravilhoso trabalho da FVFP. Sinto-me feliz ao tomar conhecimento do sucesso desta fundação de ensino e da importância na divulgação da cultura brasileira para as crianças que tem suas origens, raízes e familiares no Brasil e, que inevitavelmente, passam a ter o inglês como idioma principal, tornando-se o português praticamente esquecido. Coitadinhas das vovós brasileiras!!!

    Reply
    • Vera Schafer

      Agradecemos pelo carinho, Regina! Realmente, o trabalho dessas pessoas é maravilhoso e é motivo de orgulho para todos nós que de uma forma ou de outra apoiamos o projeto.

      Reply

Comentarios?

Your email address will not be published.