Seu currículo diz que você vive “pulando de galho em galho”?

Nov 11, 2015 | Educação

Você está preparando seu currículo para trabalhar em uma empresa americana. Daí você nota que ele mostra muitos  empregadores e pouco espaço de tempo entre cada um.

Isto é um problema (desculpe, mas não há como dizer isso de uma maneira mais sutil).

O processo de contratação, é um processo feito às escuras. O empregador não lhe conhece e está correndo um grande risco ao  lhe contratar, treinar e esperar que você seja produtivo e contribua para o aumento financeiro da empresa. É um grande investimento em salário e benefícios. O empregador tem uma gama de premissas com as quais ele vai calcular o risco para lhe contratar; uma delas é a longevidade no seu currículo.

Se você passa menos de 2 anos em empresas diferentes, você é um grande risco. O empregador poderá gerar as seguintes hipóteses sobre você:

  1. Você não é estável
  2. Você toma decisões sem pensar em consequências a longo prazo
  3. Você não é leal ao empregador
  4. Você muda de emprego por uma diferença pequena de salário
  5. Você não sabe o que quer profissionalmente
  6. Você é demitido com frequência
  7. Você não é a pessoa que diz ser em suas habilidades profissionais
  8. Você não teve oportunidade de adquirir a experiência que diz ter
  9. Você não é capaz de estabelecer contatos profissionais de longo prazo
  10. Você simplesmente é um risco.

O que fazer?

Caso seu currículo se encontre nessa situação, você não pode e não deve mentir. Você terá que estar preparado para explicar porque pula de emprego em emprego. Talvez a única coisa que você possa fazer é limitar o número de empresas que descreve no seu currículo. Você não está mentindo, mas também não está falando sobre todos os seus empregos.  Mudar o tipo de currículo para tentar esconder datas não é recomendado pois o que estará fazendo com isso será esconder uma verdade e isso irá refletir na sua conduta ética.  Entre em contato com a equipe do Brasileirinho e nós podemos lhe ajudar a montar um currículo profissional e competitivo.  Leia mais sobre nosso serviço aqui.

Como prevenir?

A não ser que a estadia em um emprego seja impossível, você deve, no mínimo, ficar 2 anos em cada emprego.

Boa sorte!


 

Quer saber mais sobre capacitação e emprego? Curta nossa página no Facebook

Anna Schäfer Edwards é Terapeuta Familiar Sistêmica licenciada no estado da Florida com mestrado em Family Therapy pela Nova Southeastern University, em consultório atendendo casais, famílias e indivíduos. Anna também é certificada em Hipnose na Florida, e especialista em casos de asilos pelo órgão Physicians for Human Rights e praticante de EMDR, o que é uma técnica para lidar com trauma. Anna atende em Português, Espanhol e Inglês. Para mais informações ou para entrar em contato, envie um email para: anna@annaschafer.com