Dezembro é o mês em que mais e mais pessoas tentam se comunicar com parentes e amigos distantes para desejar-lhes Boas Festas. É quando a saudade da terra natal aperta. Mas é também quando os preços das passagens aéreas duplicam e os vôos ficam lotados. Aí só resta buscar outras alternativas de comunicação.

Até bem pouco tempo também era o mês em que as contas de telefone batiam todos os recordes de custo e parte disso era porque a Internet ainda estava engatinhando no mundo das comunicações de voz e vídeo. Hoje o custo de uma ligação internacional é muito mais barato mas a realidade é outra: vídeo conferência é indiscutivelmente melhor!

E quando falamos em serviços de mensagens de vídeo, os primeiros nomes que vem à nossa mente são sempre: Skype, Facetime e ooVoo. Mas isso porque talvez você ainda não tenha experimentado o Google Hangouts. Os usuários do Gmail (serviço mais popular do Google), apesar de bem familiarizados com todas as ferramentas oferecidas pelo Google certamente já usaram ou ouviram falar nesse serviço mas ainda mencionam “Skype” como um verbo sinônimo de “vídeo-chamada”. Por que será que pouca gente fala sobre “Hanging Out?”, essa multi-plataforma tão boa quanto WhatsApp e o BlackBerry Messenger, e que é compatível com Android e iOS?

Comparemos tais recursos:

A versão gratuita de propriedade da Microsoft – Skype – permite aos usuários enviarem mensagens instantâneas, vídeo chat e compartilhar arquivos. A versão “Premium” acrescenta chamada de voz internacional e vídeo-conferência com até 10 usuários.

Facetime, quando usado em conjunto com o serviço de iChat, permite que os usuários de mensagens instantâneas, vídeo chat com até quatro pessoas (nove se for somente áudio), compartilhar arquivos e adicionar compartilhamento de tela.

A versão gratuita do ooVoo faz tudo acima e com vídeo-conferência disponível para até 12 pessoas, mas se você tem um Mac, apenas seis serão exibidos na tela e os demais poderão se comunicar apenas por voz. Além disso, o ooVoo tem um recurso chamado “Watch Together” que permite que os usuários que estão vídeo-conversando uns com os outros assistam simultaneamente o mesmo vídeo em suas respectivas telas. Ambos ooVoo e Skype estão disponíveis no desktop e dispositivos móveis, incluindo os que executam o BlackBerry 10.

E qual a diferença?

A diferença é que Skype e ooVoo tem que ser “downloaded”; Facetime só pode ser usado entre usuários iOS e OSX. Já o Google Hangouts é para todos. Os serviços do Google, quando combinamos Hangouts, GChat e Google Voice, os quais fluem facilmente juntos, oferecem as mesmas características do Skype, Facetime e ooVoo, e muito mais!

Exemplo:

Google Hangouts permite aos usuários fazerem vídeo chat com até dez pessoas ao mesmo tempo e assistirem vídeos do YouTube juntos! Hangouts permite compartilhamento de tela e colaboração com o Google Drive, que é uma característica chave para business ou alunos que trabalham juntos em projetos de grupo. Além disso, oferece um recurso Hangouts “Live on Air“, que permite aos usuários transmitirem o bate-papo ao vivo em seu perfil do Google+, YouTube e qualquer site com o link do vídeo do YouTube embutidos.

Basta iniciar o Hangout e os usuários podem clicar no botão “On Air” no canto da tela para ir ao vivo. Quando o Hangout termina, o vídeo é salvo e carregado para a conta do YouTube do usuário automaticamente. As possibilidades de uso do recurso parecem quase infinitas.
Live On Air permite – por exemplo – que as escolas transmitam eventos ao vivo para os membros da família que não puderam estar presentes ou um aspirante a artista se apresente ao mundo a partir do conforto da sua sala de estar – supondo que ninguém está olhando.

Quando as características de serviço são comparadas com ofertas semelhantes, o Google vai além de no mesmo nível. E a empresa continua a atualizar o serviço, talvez por isso, em vez de “Skyping,” um dia todos estarão “Hanging Out”.

Portanto, se você ainda não tem uma conta grátis com o Google, crie uma hoje e comece a testar todas essas ferramentas. Assim, quando chegar o fim do ano você estará pronto para conversar por áudio ou vídeo com seus entes queridos sem gastar muito e sem o stress natural de quem deixa para configurar o serviço na última hora.

Boas Festas e um Feliz Ano Novo!

Links:
Google Hangouts: http://www.google.com/+/learnmore/hangouts/?hl=pt-BR
Skype: http://www.skype.com/pt-br
Facetime: https://www.apple.com/br/ios/facetime/
ooVoo: http://www.oovoo.com/home.aspx
Whatsapp: https://www.whatsapp.com/?l=pt_br
Black Berry Messenger: http://br.blackberry.com/bbm.html