Na conversa anterior, eu prometi que falaríamos sobre os 5 componentes da Inteligência Emocional (IE) e como ela pode nos ajudar a reverter os processos relacionados a medos ou nos preparar melhor para situações de conflito em problemas familiares, profissionais ou financeiros, quando identificar em VOCÊ se sua IE é ALTA.

Quais são os 5 componentes da Inteligência Emocional (IE)? E os 14 sinais de que VOCÊ tem IE ALTA?

A Inteligência emocional (IE) é um conceito adaptado pelo psicólogo Daniel Goleman que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

A designação de inteligência emocional mais antiga remonta a Charles Darwin que em sua obra referiu a importância da expressão emocional para a sobrevivência e adaptação.

Embora as definições tradicionais de inteligência enfatizem os aspectos cognitivos, como memória e resolução de problemas, vários pesquisadores de renome no campo da inteligência reconhecem a importância de aspectos não-cognitivos.

A IE abrange a relação entre as pessoas em todos os âmbitos, seja: pessoal, profissional, familiar, amoroso ou financeiro. A seu aprimoramento facilita a adaptação em cada parte, fortalecendo o todo individual e coletivo.

  • São 5 os componentes da Inteligência Emocional ( IE ), definidos por Daniel Goleman:
    Autoconsciência – A percepção dos seus pontos fortes e fracos e como utiliza-los da melhor maneira.
  • Autorregulação – A capacidade de gerir as situações direcionada aos seus pontos fortes ou de criar estratégias para diminuir o impacto dessa relação com os seus pontos francos.
  • Motivação – Desenvolver maneiras de se automotivar, como também de motivar aqueles que estão ao seu lado.
  • Habilidades sociais – Técnicas de aumento da influência em suas relações pela observação das características do seu entorno, seja com o foco interno ou externo.
  • Empatia – A capacidade de se colocar no lugar do outro e de alinhar ideias em torno de um interesse comum.

Inteligência

Podemos ser fortes em algumas dessas áreas e deficitários em outras, mas temos o poder de desenvolver qualquer uma delas.

Você pode perceber o seu nível de inteligência emocional?

Abaixo temos os 14 sinais de que você tem uma IE alta:

  1. Você sente curiosidade sobre pessoas que não conhece;
  2. Você é um líder;
  3. Você conhece suas forças e suas fraquezas;
  4. Você sabe prestar atenção;
  5. Quando você está chateado, sabe exatamente por quê;
  6. Você se dá bem com a maioria das pessoas;
  7. Você se importa profundamente em ser uma pessoa boa e moral;
  8. Você se dá um tempo para desacelerar e ajudar os outros;
  9. Você é bom em ler as expressões faciais das pessoas;
  10. Depois de cair você se levanta rapidamente;
  11. Você é um bom juiz de caráter;
  12. Você confia em seu instinto;
  13. Você sempre foi automotivado;
  14. Você sabe dizer não.

Faça um pequeno inventário das suas características pessoais e veja quais você tem interesse em investir seu tempo e energia para desenvolve-las ainda mais. Isto potencializará seu IE.

Na nossa próxima conversa falaremos sobre o seu poder de decisão e como não decidir também é uma escolha (desde que consciente), embora o seu inconsciente possa estar trabalhando a seu favor ou contra você.

Aguarde!