Há muito tempo que se fala em reposição hormonal para mulheres que chegaram a menopausa. Sem dúvida a diminuição das taxas hormonais trazem mudanças profundas na vida social e física das mulheres. O mais incrível disso tudo é que existem pouquíssimos estudos avaliando e explicando o que promove todas as mudanças e como combate-las sem o uso de hormônios, já que não são todas as mulheres que podem fazer, devido à casos de câncer na família ou mesmo porque não querem tomar hormônios.
Essa questão ainda não foi resolvida, quero dizer cientificamente, e já se fala em reposição hormonal para os homens. A andropausa ocorre em média 10 a 15 anos mais tarde para os homens que para as mulheres. Os sintomas podem ser bem parecidos, como calores, depressão, cansaço, insônia e desinteresse sexual. Como para as mulheres, os homens apresentam variações na intensidade dos sintomas. Alguns sente um pouco e outros sentem muito.
A reposição de testosterona está sendo praticada largamente pela medicina. E da mesma forma que para as mulheres os estudos sobre os efeitos colaterais não são conclusivos. Sem dúvida se é a queda nos níveis hormonais que trazem todos os sintomas negativos do envelhecimento, repor esses hormônios poderá acabar com esses sintomas.
Mas, existe uma diferença entre o corpo jovem e o corpo mais velho. Com o envelhecimento as taxas hormonais fisiológicas diminuem paulatinamente até que ficam bem baixas. Os estudos avaliam a reposição hormonal de testosterona em homens comparando a reposição em pessoas que não produzem o hormônio, com pessoas que tem a testosterona diminuída pela idade avançada.
Explicando melhor, os estudos dizem que não ocorrem efeitos colaterais graves com a reposição hormonal em pessoas que têm deficiência na produção desse hormônio e quando a reposição é feita em doses fisiológicas (doses que o corpo deveria produzir). Mas, com um raciocínio rápido podemos nos perguntar. Se os efeitos colaterais não aparecem em doses fisiológicas, o que poderia acontecer com as pessoas que fisiologicamente produzem pouco hormônio devido à idade e recebem mais hormônio? Eles não estariam com doses supra fisiológicas? A resposta é sim, estariam.
Nesse ponto o que os estudos dizem é: não há efeito colateral na reposição hormonal em doses fisiológicas para pessoas que não produzem hormônio suficiente. Doses supra fisiológicas produzem efeitos negativos no sistema cardiovascular. A reposição hormonal para pessoas que têm a diminuição devido à idade, precisa ser melhor avaliada.1
Portanto, antes de seguir o que todos falam na tentativa de negar o envelhecimento e suas consequências, procure se informar e entender que viver significa passar por várias fases e uma delas é o envelhecimento.
1. The effects of endogenous and exogenous androgens on cardiovascular disease risk factors and progression Panagiota Manolakou, 1 Roxani Angelopoulou,1 Chris Bakoyiannis,2 and Elias Bastounis2
Reprod Biol Endocrinol. 2009; 7: 44.