Regras de etiqueta para Videoconferências
Videoconferencias

Se você é como eu, que antes da pandemia começar, raramente fazia videoconferências, esse texto é para você.

Nos últimos meses, tenho participado de reuniões diárias, seja pelo Zoom, Skype, Microsoft Teams etc. E assim deve ser feito. Estamos em meio a uma pandemia e devemos seguir as regras de segurança recomendadas pelo CDC.  Falei um pouco sobre as diferenças dessas plataformas no meu artigo Empreendedores e seus desafios em tempos de quarentena. 

Confesso que estou gostando das reuniões virtuais. A pausa entre uma reunião e outra me permite uma volta com o cachorro pelo quarteirão, uma conversa com a família etc.

No entanto, tenho visto inúmeras situações que a principio podem parecer divertidas, mas não queremos que aconteça conosco.

Seguem minhas dicas para uma reunião virtual bem sucedida:

Não digite: A não ser que você esteja fazendo uma apresentação ou tomando notas, sua atenção deve ser 100% voltada para a tela do computador/ipad/celular.

Fique atento: Olhe para as pessoas: preste atenção em cada participante.

Não coma diante da tela: a não ser que seja uma reunião “refeição” previamente combinada (como um Happy Hour com amigos)

Evite interrupções: reserve o horário em sua agenda, e só interrompa se for algo realmente importante e que não possa ser resolvido mais tarde.

Não saia sem avisar: se a reunião/networking estiver demorando mais do que você imaginou, peça licença e avise a todos que precisará sair.

Cuide do Cenário: Preste atenção na imagem de fundo. Você quer passar seriedade e profissionalismo. Reserve um local quieto em sua casa para suas reuniões virtuais.

Teste os equipamentos: Verifique se todo o material está funcionando e se é necessário fazer algum ajuste. Teste cameras, videos, slides, treine sua apresentação.

Cuide do seu visual: Uma reunião, mesmo que virtual, não deixa de ser uma reunião. Portanto vista-se e cuide de sua aparência como se estivesse numa reunião presencial.

Seja pontual: Em reuniões virtuais não podemos dizer: “foi o transito”, “desculpe, hora do rush”, “acidente na I-95”… Esteja a postos pelo menos 5 minutos antes da reunião começar.

Mantenha a postura: Esse item pode parecer bobo e desnecessário, mas tenho visto profissionais que começam a reunião sentados em frente a mesa do computador e terminam deitados no sofá da sala… Sério, isso nao é engraçado.

As reuniões virtuais farão parte de nossas vidas a partir de agora. Aprenda a usar os principais programas de videoconferência e aproveite o momento!

Cuide-se e mantenha-se seguro!

Elizabeth Alderete, Corretora de Imóveis e de Investimentos na MS Realty e Consultora Financeira na Five Rings Financial, Empresária, Proprietária da TopStar USA Agência de Viagens e da InvestBrasilUSA Consultoria Imobiliária. Administradora, Decoradora e Paisagista. Atual presidente do Brazilian Business Group. Elizabeth, possui um talento natural de conectar pessoas e ajudá-las a atingir seus objetivos através de inúmeros eventos de networking que ela produz com muita maestria. Está também envolvida com causas humanitárias que sempre agregam valor à comunidade Brasileira e Americana. Email: elizabeth@investbrasilusa.com - Tel (754) 235-0052.

1 Comment

  1. Gabriela almeida

    Este artigo é incrível ❤️❤️!!!

    Reply

Comentarios?

Your email address will not be published.