Quem disse que os carboidratos são os vilões da sua dieta?
Quem disse que os carboidratos são os vilões da sua dieta?

Muitos se queixam de falta de disposição para executar as tarefas do dia a dia e o que eles não sabem é que a má alimentação pode estar totalmente atrelada a essa falta de disposição.

O carboidrato é muito importante para o nosso corpo.  Ele é nossa moeda energética.   De acordo com a ciência, é do carboidrato que deve provir cerca de 55 a 60% das calorias ingeridas durante o dia.  Lembrando que a escolha do tipo de carboidrato é obrigatóriamente necessária, sendo os carboidratos integrais (ricos em fibras), a melhor opção sempre.  É através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas.

Uma dieta balanceada, oferece ao seu corpo tudo o que você precisa para gozar de plena saúde e ter um corpo sem acúmulo de gorduras localizadas. Os macronutrientes responsáveis pelo fornecimento de calorias são:

  • os carboidratos (1g = 4Kcal)
  • as proteínas (1g = 4Kcal)
  • as gorduras (1g = 9Kcal)

Cada macronutriente exerce um papel importantíssimo em nosso corpo.   Logo, a restrição de algum deles ou a ingestão inadequada tanto para menos quanto para mais, promoverá impactos em seu corpo, que com o tempo podem se tornar uma arma muito poderosa contra sua saúde.

Com a restrição de carboidrato na dieta, você pode sim perder peso na balança.  Mas muito mais do que gordura corporal, você perderá músculo e certamente o peso perdido será recuperado após a reintrodução do mesmo e o pior é que o músculo perdido não voltará, a menos que você faça um trabalho de ganho de massa muscular (Musculação).

Uma pesquisa divulgada pelo New York Times descobriu que a taxa de mortalidade entre pessoas que fazem a famosa dieta das proteínas era 12% maior, ao longo de aproximadamente duas décadas, do que entre aquelas que consumiram dietas ricas em carboidratos.

O equilíbrio será sempre o segredo! Um desequilíbrio leva ao outro. Restringir  carboidrato para emagrecer afetará diretamente seu trabalho, pois sua memória será afetada, bem como sua disposição, etc. Não insista em dietas da moda, o caminho certo é a reeducação alimentar! Dietas da moda sempre lhe trarão consequências, e a sua maior preocupação deve ser a de que alguma consequência possa se tornar irreversível.

Poliane Novaes é Nutricionista , formada pela Universidade São Judas Tadeu de São Paulo, Fitness Nutrition Coach pela NESTA-Accredited by NCCA/USA e Educadora Física (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Nove de Julho.   Trabalhou como Nutricionista nas áreas de Oncologia Pediátrica, Obesidade e Esporte e como Personal Trainer na academia Body Tech (Brasil). Acredita na cura através do alimento e mudança no estilo de vida. E-Mail: polinovaes@gmail.com

0 Comments

Comentarios?

Your email address will not be published.