Muitos se queixam de falta de disposição para executar as tarefas do dia a dia e o que eles não sabem é que a má alimentação pode estar totalmente atrelada a essa falta de disposição.
O carboidrato é muito importante para o nosso corpo. Ele é nossa moeda energética. De acordo com a ciência, é do carboidrato que deve provir cerca de 55 a 60% das calorias ingeridas durante o dia. Lembrando que a escolha do tipo de carboidrato é obrigatóriamente necessária, sendo os carboidratos integrais (ricos em fibras), a melhor opção sempre. É através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas.
Uma dieta balanceada, oferece ao seu corpo tudo o que você precisa para gozar de plena saúde e ter um corpo sem acúmulo de gorduras localizadas. Os macronutrientes responsáveis pelo fornecimento de calorias são:
- os carboidratos (1g = 4Kcal)
- as proteínas (1g = 4Kcal)
- as gorduras (1g = 9Kcal)
Cada macronutriente exerce um papel importantíssimo em nosso corpo. Logo, a restrição de algum deles ou a ingestão inadequada tanto para menos quanto para mais, promoverá impactos em seu corpo, que com o tempo podem se tornar uma arma muito poderosa contra sua saúde.
Com a restrição de carboidrato na dieta, você pode sim perder peso na balança. Mas muito mais do que gordura corporal, você perderá músculo e certamente o peso perdido será recuperado após a reintrodução do mesmo e o pior é que o músculo perdido não voltará, a menos que você faça um trabalho de ganho de massa muscular (Musculação).
Uma pesquisa divulgada pelo New York Times descobriu que a taxa de mortalidade entre pessoas que fazem a famosa dieta das proteínas era 12% maior, ao longo de aproximadamente duas décadas, do que entre aquelas que consumiram dietas ricas em carboidratos.
O equilíbrio será sempre o segredo! Um desequilíbrio leva ao outro. Restringir carboidrato para emagrecer afetará diretamente seu trabalho, pois sua memória será afetada, bem como sua disposição, etc. Não insista em dietas da moda, o caminho certo é a reeducação alimentar! Dietas da moda sempre lhe trarão consequências, e a sua maior preocupação deve ser a de que alguma consequência possa se tornar irreversível.