Se você for escolher uma única coisa de tudo que eu já escrevi e ainda vou escrever por aqui para realmente aprender (leia-se internalizar, tornar parte integrante do seu ser) e que vai ter o maior impacto na sua capacidade de guardar dinheiro para o futuro, então aprenda isso:

pague a sim mesmo

É um conceito tão sério e importante que eu decidi fazer um dos meus artigos bem humorados. Humor chama a atenção e ajuda no aprendizado e eu realmente quero que você aprenda esse conceito.

A maioria das pessoas guarda dinheiro usando a seguinte fórmula:

poupança

Essa fórmula está completamente invertida e vai te levar para cada vez mais longe da sua riqueza. Agora que você passou pelo processo do funil financeiro e encontrou seu dinheiro escondido, você precisa adotar imediamente a fórmula correta para guardar dinheiro.

despesas

Essa é a única fórmula que te dá verdadeiro controle sobre o processo de construir riqueza para o seu futuro.

A poupança é o item mais importante em qualquer orçamento. Você precisa poupar antes mesmo de começar a pagar as despesas. As despesas devem se encaixar ao que restou da renda depois de retirada a poupança.

Aí a próxima pergunta natural é:

quanto pagar

Recentemente eu reli o livro “Automatic Millionaire” de David Bach e fiquei surpresa pois já nem me lembrava da maneira brilhante como ele simplifica a resposta a essa pergunta com um pequeno teste.

Preencha os espaços abaixo:

SEMANA PASSADA EU TRABALHEI _____ HORAS.
EU GANHEI $_____ POR HORA.
SEMANA PASSADA, EU GUARDEI $ _____ PARA A MINHA APOSENTADORIA.
PORTANTO SEMANA PASSADA EU TRABALHEI _____ HORAS PARA MIM MESMO.

É bem simples de calcular. Primeiro você tem que saber quanto dinheiro você guardou para o futuro durante a semana.

castigo

Mas se guardou alguma coisa, divida o valor que você guardou por quanto você ganha por hora e terá o número de horas que você trabalhou para si mesmo.

Trabalhar para si mesmo, nesse caso, não tem nada a ver com ter seu próprio negócio. Tem a ver com colocar você, sua família e o seu futuro financeiro em primeiro lugar. Se você olhar pelo prisma desse conceito, você pode ser empregado de alguém e estar “trabalhando para si mesmo” muito mais que o dono da empresa.

Wow

A partir de hoje, desse exato momento, decida trabalhar pelo menos uma hora do seu dia para você mesmo. Só uma,  para começar.

voce merece

Faça o seguinte compromisso:

Eu, ________________________, prometo que a partir dessa semana irei trabalhar para mim mesmo por pelo menos uma hora por dia.

Assinado: __________________________

coragem


Quer saber mais sobre Finanças? Curta nossa página do Facebook.