O website da imigração norte-americana, United States Citizenship and Immigration Services, ou USCIS, disponibiliza gratuitamente um aplicativo para determinar se um portador de cartão de residente permanente, também conhecido como green card, já é elegível para pleitear a cidadania.

Período de residência legal é apenas um dos requisitos necessários para pleitear a cidadania, mas que confunde muitas pessoas.

Para ser elegível para a cidadania, o residente legal precisa demonstrar que é residente permanente legal há pelo menos 5 anos, ou, se a obtenção da residência legal foi por meio de casamento e o residente legal continua casado(a) com o cidadão que iniciou o pleito de green card, o período é reduzido para 3 anos.

A imigração permite que o processo inicie pelo menos 90 dias antes do cumprimento do prazo de 5 ou 3 anos, dando assim a oportunidade de que o processo se conclua mais rapidamente. Casos que são recebidos pela imigração com antecedência superior aos 90 dias são negados, e a taxa cobrada não é devolvida ao candidato.

Será que você já está elegível para submeter seu caso de cidadania? Clique aqui para utilizar a calculadora disponibilizada pelo USCIS.