O escândalo financeiro da vez, sobre o Wells Fargo que teria criado cerca de 2 milhões de contas fictícias ou com informações não autorizadas dos seus clientes assustou muita gente que, como eu, prefere a comodidade de autorizar “recurring payments”, aqueles débitos automáticos que muitas vezes só lembramos que são cobrados quando recebemos o aviso do banco.  Na maioria dos casos é até impossível criar uma conta se o pagamento automático não for autorizado.  E por que assustou? Porque assim como muitos correntistas do Wells Fargo foram surpreendidos, outras pessoas motivadas pela correria do dia a dia, nem sempre monitoram cada centavo de débito que bate na nossa conta.qual-foi-a-ultima-vez-que-voce-revisou-seus-debitos-automaticos

Entretanto,  pagamentos automáticos bancários são muito perigosos. Eles são o equivalente digital do mofo nas paredes. Qualquer serviço que você se inscreve pode acabar comendo lentamente o dinheiro da sua conta bancária sem que você se dê conta.

Essa semana eu encontrei esse aplicativo, disponível para Android e iOS que ajuda a gerenciar o orçamento das minhas finanças. BillGuard fareja os encargos mensais mais comuns dos usuários e os identifica para mim. Como já existem tantos serviços mensais no mercado: Netflix, Hulu, Spotify, Oyster, Amazon Prime, Audible, Dropbox, GameFly, Match.com, iCloud, StitchFix, Fabletics, Vimeo, Jornais e Assinaturas de Revistas, Serviços, Vendedores de domínios tais como o GoDaddy, serviços de hospedagem como Hostgator, Google Drive, Suporte Técnico de Aplicativos, etc.  – as chances de que você tenha esquecido algo geralmente inútil é alta.

Débitos Automaticos

 

É claro que o BillGuard não é o único no mercado, mas dentre os que testei, esse foi o que mais gostei.

Como funciona:

Após digitar suas informações de banco (as quais BillGuard garante que estão seguras), ele analisa o seu histórico de transações buscando encargos com características e padrões específicos. Também é inteligente o suficiente para separar suas despesas recorrentes típicas, como por exemplo as contas de luz e força ou Spotify. É maravilhoso, e pode muito bem lhe poupar algum dinheiro.

Débitos Automáticos

Cuidado: Algumas empresas fazem com que você se inscreva num plano VIP para obter um preço especial e em seguida, de forma consistente passam a cobrar uma mensalidade no seu cartão, você comprando algo ou não. E muitas vezes aquela cobrança se converte em créditos que você só pode usar se comprar naquele site. Algumas regras são esboçadas de uma forma tal, que você não percebe a malícia e quando percebe, tais débitos só podem ser cancelados por telefone …  o que já se sabe que é outro martírio. Fique atento!

Uma opção, que vários bancos vem criando já há algum tempo, é composta de ferramentas exclusivas para você comprar com segurança com seus cartões online. Bank of America, por exemplo, tem um serviço chamado ShopSafe Security. Ele gera um número de cartão de crédito temporário que está ligado à sua conta real, e assim a sua informação permanece privada. Você também pode definir um limite de validade para aquele número para até no máximo um ano. Vamos supor que você queira se inscrever em algum tipo de serviço mas prefere garantir que vai cancelar após o “free trial” ( teste gratuito): basta configurá-lo para expirar dentro de 1 mês e assim suas informações financeiras estarão seguras e a empresa  não terá como retirar dinheiro da sua conta sem sua autorização.

Portanto, minha pergunta é essa: tem certeza que todos os débitos automáticos da sua conta são devidos? Ou será que você está deixando com o banco um dinheiro que poderia estar na sua poupança?

Para mais informações sobre o aplicativo, acesse: https://www.billguard.com.

Fonte: Yahoo Tech


Quer saber mais sobre Vida Digital? Curta nossa página do Facebook.