É muito importante renovar e recarregar as energias
Ano Novo, vida nova! É assim que muitas pessoas iniciam o ano. Será que isso tem importância? Recomeçar, ter uma data a partir da qual nos propomos a mudar os velhos hábitos, iniciar novos e perpetuar aqueles que nos fazem bem. Sim, há uma grande importância nessa data e no nosso comportamento.
Nessa época do ano estamos todos esperando que as coisas ruins terminem, as boas cheguem e mesmo sem perceber vamos nos desacelerando. Começamos a descansar, planejar, desejar. Muitos fazem isso e é essa energia, essa esperança que poderá sim trazer mudanças. Boa parte do nosso planeta está envolta em comemorações com muito amor e carinho, apesar de estarmos vivendo tempos bem conturbados. Parece que há uma pausa, um tempo para respirarmos e reiniciarmos.
É também tempo de promessas. Prometemos fazer exercícios, comer melhor, gastar menos, comprar apenas o necessário, visitar mais os amigos e tantas outras coisas. O que é interessante é que geralmente essas promessas não chegam nem ao fim do mês de janeiro. Mas por que isso ocorre? Na maioria das vezes essas promessas não são o real desejo. São desejos, digamos assim, sociais. São ações esperadas e aceitas socialmente, então eu desejo e assim imagino que estarei mais inserido no contexto social. Serei mais aceito, afinal aqueles que praticam exercícios são considerados saudáveis, economizar é extremamente prudente nessas épocas de crises, visitar os amigos mostra como eu sou preocupado com as pessoas que amo. Claro que tudo isso tem valor, mas eu pergunto novamente é mesmo o que EU desejo?
Se não for, não haverá continuidade. Não haverá motivação, não haverá sentido. Depois de um ou dois meses você não estará mais cumprindo a sua promessa de fim de ano. Toda mudança requer força, determinação, motivação e se não for baseada na verdadeira vontade de fazer, há um grande risco de ser deixada para o ano que vem, de novo.
O melhor a ser feito é aproveitar toda a energia que envolve essa época do ano e analisar a si mesmo. Pensar o que realmente deseja mudar no novo ano. O que é importante para mim? E pensar se esse meu desejo irá prejudicar alguém. Assim que a resposta for descoberta, essa é um ótimaa época para dar início ao novo projeto.
Se você descobrir o seu real desejo vai nascer em você uma grande motivação e determinação. A sua promessa de fim de ano não vai acabar em dois meses e com algum planejamento você poderá conquistá-lo.
Simples assim. O difícil é entender o que tanto desejamos quando somos bombardeados todo o tempo pela mídia colocando “desejos” em nossa mente. Pense, analise e deseje. O desejo é o primeiro passo para a realização.
Feliz 2016!
Quer ler mais sobre o que publicamos? Curta nossa página do Facebook.