O futuro tem muitos nomes.

Para os fracos é o inalcançável.

Para os temerosos, o desconhecido.

Para os valentes é a oportunidade”

~ Victor Hugo

Nos últimos 20 anos presenciamos uma revolução tecnológica e a criação de um movimento social incomparável com qualquer outro na história de nossa evolução: a internet.

Uma ferramenta abstrata e capaz de criar um mundo virtual que atualmente controla nossa realidade – dominada pelos grandes visionários e agora simbólica de uma geração.

Economias capitalistas, limitações referentes ao acesso de informação, e os marcadores de sucesso hoje em dia são peças variáveis no jogo de xadrez que será o nosso futuro.

Dinâmico. Digital. Drástico.

Diante da fomentação disruptiva do mercado de aplicativos e o mercado emergente de realidades virtuais e inteligência artificial, existe um fator em comum: a linguagem de programação computacional.

No dia 30 de janeiro, o Presidente Barack Obama lançou uma iniciativa chamada “Computer Science for All” para empoderar alunos pré-universitários a aprender programação – dizendo que isto se tornou uma necessidade básica para oportunidades econômicas e mobilidade social.

A proposta vem como resultado dessa nova era com a projeção de mais de 51% de todos os trabalhos disponíveis em 2018 na área de tecnologia, ciência, e matemática serem relacionados a programação.

Como posso aprender?

Programaçao_ o futuro de ontem. Esteja preparado-2Vemos gigantes corporativos como Google, Apple, Facebook, Microsoft, IBM e vários outros como o emblema de oportunidades possíveis somente através desse novo aprendizado.

Vemos também um crescimento na acessibilidade do público para desenvolver seus conhecimentos de linguagem como SQL, Java, JavaScript, C#, C++, Python e outras mais.

Sites como Code Academy e outros oferecem uma série de vídeos e atividades gratuitas que lhe guiam por diversos estágios de programação e se adaptam ao seu método de aprendizado.

Organizações como Code.org facilitam que você tenha acesso a aulas de computação em sua escola, lhe oferecendo todas as ferramentas para peticionar o estabelecimento de cursos e enfatizar sua importância.

Movimentos como Girls Who Code tentam romper desigualdades de gênero para alterar estatísticas comprovando que somente 22% dos estudantes fazendo exames de programação no high school são mulheres ou que somente 12% dos diplomas em programação computacional são adquiridos por mulheres.

O que um dia parecia ser inalcançável se tornou desconhecido e virou oportunidade.

Titan - Computador mais veloz dos EUA

Titan – Computador mais veloz dos EUA

Quem sabe se em um futuro próximo, programação será um idioma exigido em salas de aulas assim como espanhol ou francês?

Quem sabe se em sua entrevista de trabalho, a sua desenvoltura nesse campo, será um requisito indiscutível?

Tudo está mudando muito rápido, nosso dever é saber como melhor se preparar.


Quer saber mais sobre Formação e Educação? Curta nossa página do Facebook.