O que começou há pouco mais de 5 anos como um site onde as pessoas agrupavam imagens apenas para ter ideias que ajudassem nos seus projetos de decoração da casa, imagens de receitas para uma festa, dicas sobre artesanato etc., transformou-se numa ferramenta de marketing muito poderosa! É comum vermos numa loja de roupas, etiquetas penduradas num vestido ou numa camisa, por exemplo, citando o traje como o mais “pinado no Pinterest"

É verdade que para acessar esse serviço é necessário que a pessoa crie uma conta gratuita.  Mas não é menos verdade entretanto,  que o perfil desses usuários, segundo uma pesquisa recente do Global Webindex, não pode nem deve ser desprezado.  Eles relataram por exemplo que:

O Pinterest foi a rede social que teve o crescimento mais rápido em 2014
65% dos usuários Pinterest tem idade entre 16 e 34 anos.
1/5 dos usuários entre 16 e 24 anos nos Estados Unidos acessa o Pinterest
A maioria dos usuários é feminina: 56% vs 44%

Eles perceberam também que 1/3 dos usuários – 32% - estão nos E. Unidos, seguidos da China em 14% e India em 13%. O relatório mostrou ainda que todos os usuários Pinterest tinham uma conta no Facebook e que mais de 80% são usuários bastante ativos no YouTube, Google+ e Twitter.

E a pergunta vai para quem faz bolos decorados, brigadeiros, salgadinhos, artesanato, bijuterias, sandálias customizadas, maquiagem, decorações para festas, renovação de interiores, etc:  você já criou a sua conta gratuita no Pinterest? Ainda não? Pois você não tem ideia de como está deixando de lado um aliado muito importante para o seu produto ou serviço! Aqui vão algumas dicas:

Pinterest vs Facebook

É claro que o Facebook ainda é uma vitrine de exposição poderosa, mas não se iluda. Não espere que as pessoas cliquem em cada uma das 20-30 ou mais imagens daquela última festa que você decorou, porque raramente alguém o faz. Seus amigos, quando muito,  dão um “Like” no seu post, escrevem: “Que Lindo” e passam para o post seguinte. Porém quem visita o Pinterest, via de regra, é alguém que está buscando ideias ou pensando em contratar um serviço para decorar uma festa de aniversário ou casamento e quando ele abre o seu painel, imediatamente ele vai ver uma vitrine de opções que é só sua! 

Os Pins devem ser úteis

Cada Pin deve ter uma descrição que dê contexto. As melhores descrições fazem Pins mais inspiradores e também fornecem informações extras para que as pessoas possam descobrir se aquele produto ou serviço é o que elas estavam buscando. Os Pins devem falar dos aspectos mais atraentes daquela imagem e devem inspirar as pessoas a fazerem algo. Eles também devem usar letras maiúsculas e minúsculas assim como a pontuação de forma impecavelmente correta.

O que você NÃO deve fazer

Não inclua “hashtags” nas imagens e muito menos na descrição. Não inclua frases promocionais nas imagens (“10% off” ou “Dois por $9.99!”), e tampouco chamadas para ação (Calls to Action) ou referências à funcionalidade do Pinterest (“Click here to pin”). E mais: Pins duram pra sempre, portanto se o produto for perecível (Um vaso de planta, por exemplo) evite incluir informações tais como preços ou palavras tipo “Novo”, “Somente esta semana”, as quais não serão relevantes para sempre.

Dê importância à descrição de cada imagem

Nem sempre uma imagem é óbvia. Embora apenas cerca de 75-100 caracteres de sua descrição vão aparecer na exibição da grade, você pode incluir até 500 caracteres e todos eles aparecerão quando as pessoas clicarem para ver em close-up. De um modo geral, quanto mais caracteres, mais votos e mais oportunidades do seu produto aparecer nos resultados de busca. 

Use Painéis para ajudar na pesquisa dos usuários

Se o seu negócio é dedicado a festas, crie painéis específicos/separados para os tipos de festa, decoração, cerimônias, etc. Se for um Salão de Cabeleireiro, que tal criar um painel do Antes e Depois de cortes de cabelos, outro painel com fotos do seu trabalho com escova progressiva, outro com fotos de manicure?  Na descrição principal do negócio quando você cria o perfil, mencione sempre a sua área de atuação. Os painéis são uma boa maneira de criar Pins que apelam para diferentes públicos alvo e os relatórios analíticos vão lhe mostrar quais os que “bombaram” e quais os que requerem mais atenção da sua parte, seja com imagens melhores ou descrições mais detalhadas.

Teste as imagens em celulares e tablets

Às vezes uma foto que aparece muito bem na tela de um computador, não produz o mesmo resultado visual num tablet e muito menos num smartphone. Sempre que possível, use imagens com resolução e  qualidade semelhantes às obtidas por fotógrafos profissionais. Não use imagens fora de foco ou que parecem ter sido captadas por amadores.  O melhor formato é sempre o vertical. O Pinterest recomenda a proporção de tela de 2:3 a 1:3:5 a uma largura mínima de 600px. Se a proporção de tela for maior do que a recomendada, os Pins são cortados, portanto verifique se a imagem não é muito alta. Por exemplo, uma imagem que tem 600px de largura, deve estar entre 900px e 2100px de altura. Na dúvida se a sua imagem vai sair bem ou não, trabalhe na base do de erro e acerto. Se não ficou bom, delete e tente outra imagem.

Cuidado ao usar composições

Não use mais do que 4 imagens num único Pin. As imagens devem ter um foco único ou um tema claro, não apenas uma variedade de temas aleatórios. Não adicione uma borda ou outra alteração qualquer (tais como cantos arredondados) nas imagens. E não exagere no uso de aplicativos que aplicam molduras e outras "gracinhas" nas imagens, a não ser que o seu objetivo não seja o de vender o produto.

Pins devem conduzir a uma ação

O pin de um filme deve levar ao trailer ou a Avaliações (Reviews) e se for um produto que está disponível para venda online, o Pin deve levar o comprador potencial diretamente para onde o produto está pronto para ser vendido. Exemplo: se seu produto está a venda no Etsy, o link deve ir direto para a tela que mostra a peça com a opção para adicionar ao carrinho (shopping cart).

O Brasileirinho está presente no Pinterest, cumprindo o seu papel de mostrar o Brasil com seus estados e suas belezas naturais.  Mas muito em breve teremos nossa lojinha virtual e certamente nossos seguidores poderão acompanhar nosso crescimento por lá também.  Siga-nos: Brasileirinho no Pinterest!

Boas Vendas!

 

 

 

Demo: