Photoshop é o nome de um software criado na década dos anos 90 e vem sendo modernizado ao longo dos anos, criando possibilidades incríveis para a fotografia e a as artes visuais. Seu uso mais conhecido é para a manipulação de imagens em “portrait”, porém ele é também usado para todas as áreas da fotografia, principalmente fotografia comercial.
Você realmente acredita que a manipulação de imagens iniciou-se a partir desse software? Bem, vamos recapitular a história! Quem leu meu primeiro artigo no Brasileirinho.com, lembrará que fotografia significa escrever com luz e que uma das primeiras expressões de imagem foram os desenhos. Agora imagine-se ser um pintor russo, na época de Ivã O Terrível, e ter que retratar o Czar! Com certeza você iria florear o seu desenho e salvar seu pescocinho!
Mas vamos esquecer os termos Photoshop e filtros, até porque eles geralmente são mal empregados e recheados de um certo preconceito. Vamos focalizar em manipulação de imagens e edição de imagens. Você já manipulou sua imagem hoje? Com certeza não estamos todos em natura, já lavamos o rosto, penteamos o cabelo, nos vestimos confortavelmente porem apresentáveis para a nossa relação de trabalho ou social, ou seja… parabéns! Sua imagem foi manipulada! E quão negativo e isso? Como você se sente?
A chave para todo positivo na vida e equilíbrio. Quem não ouviu a frase: “Todo demais e veneno”? Infelizmente as industrias de beleza e moda exigem uma imagem irreal: pele com textura incrivelmente plástica, pescoços infinitamente esticados, cinturas impossivelmente finas e outros absurdos que não existem no cotidiano.
Há uma frase que frequentemente escuto e muito me incomoda “Já não se fazem mais mulheres bonitas como antigamente!” referindo-se geralmente a fotos em preto e branco antigas. Bom, na época da câmera com filme preto e branco, o negativo poderia ser manipulado, logicamente sem as ferramentas e possibilidades que temos hoje. Algumas estrelas de Hollywood foram exemplo disso.
Por que a importância da manipulação de imagens e até onde se deve ir? Ora! Você está em constante movimento, seu rosto tem expressões involuntárias e está constantemente expressando emoções, no momento da foto tudo isto foi congelado! A ruguinha da expressão ficou lá! Paradinha, esperando por você. O Photoshop, assim como uma boa maquiagem, devem enfatizar os seus pontos altos e harmonizar o conjunto da sua figura. Até onde se deve ir? Bem, até onde o bom senso disparar o alarme!.
Jamais como profissional eu levaria uma pessoa do tamanho 16 ao tamanho 02. Seria surreal. Tudo deve ser feito com sutileza de forma que a pessoa retratada se reconheça antes e depois. Mas então, será o Photoshop um vilão? Eu acredito que ao sentir-se bem ao se olhar, ao apreciar-se valorizando sua individualidade também é um processo terapêutico. Uma espinha, uma mancha de sol, um queixo duplo, os altos e baixos de uma balança fazem parte da sua realidade, com certeza da minha, porém nós somos muito maiores que isso! E eles não nos representam e não deveriam representar um todo.
A autoestima, o prazer de se ver, esses sim devem aflorar a pele e tomar conta do seu Eu.
No próximo artigo, vou falar um pouco sobre alguns truques de postura e como o Photoshop pode favorecer a sua figura. Até lá!
Quer saber mais sobre Fotografia? Curta nossa página do Facebook.