Photoshop é o nome de um software criado na década dos anos 90 e vem sendo modernizado ao longo dos anos, criando possibilidades incríveis para a fotografia e a as artes visuais. Seu uso mais conhecido é para a manipulação de imagens em “portrait”, porém ele é também usado para todas as áreas da fotografia, principalmente fotografia comercial.
Mas vamos esquecer os termos Photoshop e filtros, até porque eles geralmente são mal empregados e recheados de um certo preconceito. Vamos focalizar em manipulação de imagens e edição de imagens. Você já manipulou sua imagem hoje? Com certeza não estamos todos em natura, já lavamos o rosto, penteamos o cabelo, nos vestimos confortavelmente porem apresentáveis para a nossa relação de trabalho ou social, ou seja… parabéns! Sua imagem foi manipulada! E quão negativo e isso? Como você se sente?
A chave para todo positivo na vida e equilíbrio. Quem não ouviu a frase: “Todo demais e veneno”? Infelizmente as industrias de beleza e moda exigem uma imagem irreal: pele com textura incrivelmente plástica, pescoços infinitamente esticados, cinturas impossivelmente finas e outros absurdos que não existem no cotidiano.
Há uma frase que frequentemente escuto e muito me incomoda “Já não se fazem mais mulheres bonitas como antigamente!” referindo-se geralmente a fotos em preto e branco antigas. Bom, na época da câmera com filme preto e branco, o negativo poderia ser manipulado, logicamente sem as ferramentas e possibilidades que temos hoje. Algumas estrelas de Hollywood foram exemplo disso.
Por que a importância da manipulação de imagens e até onde se deve ir? Ora! Você está em constante movimento, seu rosto tem expressões involuntárias e está constantemente expressando emoções, no momento da foto tudo isto foi congelado! A ruguinha da expressão ficou lá! Paradinha, esperando por você. O Photoshop, assim como uma boa maquiagem, devem enfatizar os seus pontos altos e harmonizar o conjunto da sua figura. Até onde se deve ir? Bem, até onde o bom senso disparar o alarme!.
Jamais como profissional eu levaria uma pessoa do tamanho 16 ao tamanho 02. Seria surreal. Tudo deve ser feito com sutileza de forma que a pessoa retratada se reconheça antes e depois. Mas então, será o Photoshop um vilão? Eu acredito que ao sentir-se bem ao se olhar, ao apreciar-se valorizando sua individualidade também é um processo terapêutico. Uma espinha, uma mancha de sol, um queixo duplo, os altos e baixos de uma balança fazem parte da sua realidade, com certeza da minha, porém nós somos muito maiores que isso! E eles não nos representam e não deveriam representar um todo.
A autoestima, o prazer de se ver, esses sim devem aflorar a pele e tomar conta do seu Eu.
No próximo artigo, vou falar um pouco sobre alguns truques de postura e como o Photoshop pode favorecer a sua figura. Até lá!
Quer saber mais sobre Fotografia? Curta nossa página do Facebook.
Muito obrigada Cláudia Lima! Que bom! Como disse, equilíbrio é a chave!
Texto maravilho. Muito bem escrito e me fez repensar o meu conceito de manipulação das fotos hj tao criticada.
Vc eh realmente uma artista q encanta os olhos e o coração !!!!
Parabéns pelo excelete texo, hoje eu ja sai de casa com photoshop na cara, pura realidade, por que não nas fotos?
Obrigada Katia Lang! Valorizar sua beleza sempre!
Elizabeth amei o artigo muito educativo!! parabéns !!
Obrigada Luely Souza! Sucesso!
Tenho todo a honra de ser amiga desta grande mulher. Seu trabalho é sério e responsável. Uma artista nata, não apenas uma boa fotógrafa. Merecedora de todos os elogios possíveis. Artigo maravilhoso e bastante informativo. Parabéns para o Brasileirinho por ter esta mulher extraordinária como parte de sua revista.
Obrigada minha querida Betty! Honrada com seu comentário!