Pequenas empresas que querem e precisam aumentar suas vendas devem considerar a possibilidade de exportar seus produtos, para o Brasil ou para outros países.
Donos de pequenos negócios aqui nos Estados Unidos devem explorar todos os caminhos que o governo federal americano disponibiliza.
Em um post originalmente publicado no site do “Small Business Administration”, a agência dá os passos para ajudar você a começar a exportar
Passo #1: Registrar-se no site Export.gov e responder ao questionário.
Crie uma conta no Export.gov and completando o questionário para determinar se o seu negócio está apto a começar a exportar. O site te dá muitas dicas de como expandir para novos mercados. Você também pode tomar um curso online sobre exportação para saber se exportar vale a pena, como estratégia para seu negócio e também para saber se você tem todos os ingredientes para suceder.
Passo #2: Treinamento e Consultoria
O governo federal oferece serviço grátis de aconselhamento para ajudar pequenas empresas obter financiamento e até localizar oportunidades de negócio no exterior.
O U.S. Commercial Service dispões de um network de especialistas em exportação localizados em mais de 100 cidades e 80 países. Esses profissionais te darão consultoria de graça e uma variedade de serviços para ajudar empresas de pequeno e médio porte.
Passo #3: Crie um plano para exportar
Criar um plano para exportar é importante para definir o status atual da sua empresa, seus objetivos e seu compromisso. Ao criar um plano, você irá desenvolvê-lo juntando fatos, identificando barreiras e colocando objetivos concretos para seu sucesso.
Passo #4: Faça uma pesquisa de mercado
Utilize pesquisa de mercado para aprender o potencial do seu produto em um mercado específico, onde existem as melhores oportunidades de sucesso and práticas comuns existentes. A Biblioteca de Pesquisa de Mercado é onde as informações mais recentes preparadas por especialistas em comércio exterior e economia em embaixadas no mundo todo. A ferramenta Trade Stats Express é excelente para identificar mercado-alvo.
Passo #5: Encontre compradores
O governo federal, assim como estadual e local estão sempre organizando eventos focados em exportação, colocando empresas nos EUA em contato com potenciais compradores estrangeiros . Oportunidades variam entre conhecer delegações de compradores estrangeiros em trade shows nos EUA a participar em uma missão estrangeira de comércio exterior fora dos EUA.
Passo #6: Pesquisar sobre financiamento pra exportação, investimento no exterior ou projetos.
Saiba sobre empréstimos para exportação do SBA e também sobre financiamento federal, seguro e programas de subsídio para ajudar sua empresa a financiar suas transações e a operar as transações necessárias para exportar. Esses recursos ajudam as empresas a receber pagamento no exterior e ajuda a remover o risco da transação entre a empresa e seu banco.
Como você pode ver, o governo americano te oferece inúmeras fontes de pesquisa, ajuda e ferramentas para que sua empresa possa exportar. O que você está esperando?
Nesse artigo, a empresa Best Accounting Software apresenta 35 recursos úteis para pequenas empresas (edição de 2021) que vale a pena conferir: https://www.sba.gov/business-guide/plan-your-business/market-research-competitive-analysis#section-header-5
Quer saber mais sobre empreendedorismo nos Estados Unidos? Curta nossa página do facebook para receber notificações sobre o que publicamos.