Pequenas empresas que querem e precisam aumentar suas vendas devem considerar a possibilidade de exportar seus produtos, para o Brasil ou para outros países.  Donos de pequenos negócios aqui nos Estados Unidos devem explorar todos os caminhos que o governo federal americano disponibiliza.

Em um post originalmente publicado no site do “Small Business Administration”, a agência dá os passos para ajudar você a começar a exportar

Passo #1: Registrar-se no site Export.gov e responder ao questionário.
Crie uma conta no Export.gov and complete esse questionário para determinar se o seu negócio está apto a começar a exportar.  O site te dá muitas dicas de como expandir para novos mercados.  Você também pode  tomar um curso online sobre exportação para saber se exportar vale a pena, como estratégia para seu negócio e também para saber se você tem todos os ingredientes para suceder.

Passo #2: Treinamento e Consultoria
O governo federal oferece serviço grátis de aconselhamento para ajudar pequenas empresas obter financiamento e até localizar oportunidades de negócio no exterior.

O U.S. Commercial Service dispões de um network de especialistas em exportação localizados em mais de 100 cidades e 80 países.  Esses profissionais te darão consultoria de graça e uma variedade de serviços para ajudar empresas de pequeno e médio porte.

Passo #3: Crie um plano para exportar
Criar um plano para exportar é importante para definir o status atual da sua empresa, seus objetivos e seu compromisso. Ao criar um plano, você irá desenvolvê-lo juntando fatos, identificando barreiras e colocando objetivos concretos para seu sucesso.

Passo #4: Faça uma pesquisa de mercado
Utilize pesquisa de mercado para aprender o potencial do seu produto em um mercado específico, onde existem as melhores oportunidades de sucesso and práticas comuns existentes.  A Biblioteca de Pesquisa de Mercado é onde as informações mais recentes preparadas por especialistas em comércio exterior e economia em embaixadas no mundo todo. A ferramenta Trade Stats Express é excelente para identificar mercado-alvo.

Passo #5: Encontre compradores
O governo federal, assim como estadual e local estão sempre organizando eventos focados em exportação, colocando empresas nos EUA em contato com potenciais compradores estrangeiros . Oportunidades variam entre conhecer delegações de compradores estrangeiros em trade shows nos EUA a participar em uma missão estrangeira de comércio exterior fora dos EUA.

Passo #6: Pesquisar sobre financiamento pra exportação, investimento no exterior ou projetos.
Saiba sobre empréstimos para exportação do SBAe também sobrefinanciamento federal, seguro e programas de subsídio  para ajudar sua empresa a financiar suas transações e a operar as transações necessárias para exportar. Esses recursos ajudam as empresas a receber pagamento no exterior e ajuda a remover o risco da transação entre a empresa e seu banco.

Como você pode ver, o governo americano te oferece inúmeras fontes de pesquisa, ajuda e ferramentas para que sua empresa possa exportar.  O que você está esperando?

Quer saber mais sobre empreendedorismo nos Estados Unidos? Curta nossa página do facebook para receber notificações sobre o que publicamos.