Muitos começam a semana entusiasmados para procurar um novo emprego.  Após estar com seu currículo pronto para encarar a jornada de busca e entrevistas, você deve escolher qual app de empregos é o melhor e mais eficiente para encontrar o emprego dos seus sonhos.

Mas antes de mais nada: esteja seguro que a sua página do LinkedIn está atualizada e que você tem a melhor foto profissional exibida.  Recrutadores irão visitar a sua página do LinkedIn.  Se você não tem ainda uma página no LinkedIn, o que espera?  É grátis.

De posse de um currículo e perfil atualizados, você deve estabelecer a sua rotina nos sites de empregos e estar conectado através dos apps. Baixe os seguintes aplicativos no seu celular para que você possa estar conectado mais rapidamente quando um emprego do seu interesse for publicado:

JobAware

No ícone “search”, entre uma palavra chave ou nome de empresa.  O aplicativo lista todas as empresas que estão dentro do critério escolhido.  Eu aconselho colocar o cargo que você está procurando e digitar muitas variáveis, pois é possível fazer quantas pesquisas quiser e as pesquisas ficam gravadas para futuras buscas.  Se você clicar em um “job posting”, ele te informará na próxima vez para que você não tenha que olhar de novo, além de avisar cada vez que um novo emprego da sua busca for anunciado.  JobAware te dá comparação salarial de um cargo em várias cidades ou nacionalmente.

Indeed

Ferramenta bastante parecida com a do JobAware.  É permitido aplicar para o emprego diretamente do seu celular.  No Indeed, é possível ver a quantidade de empregos sendo anunciada pela palavra-chave ou a quantidade de empregos por cidade.

Simply Hired

Particularmente não é o meu app favorito comparado com o JobAware, mas não custa também ter acesso a esse, caso o mesmo emprego não esteja sendo publicado em todos os apps.  No caso do Simply Hired, recomendo o desktop site.  Houve casos onde empregos não constavam nos sites mais comuns mas constavam no Simply Hired.

LinkedIn Jobs

Definitivamente o melhor.  A vantagem de você procurar pelo LinkedIn é que você pode aplicar com o seu perfil para a posição diretamente com um simples click.  Se você estiver ativamente buscando emprego, subscreva-se para o LinkedIn Premium. É grátis por 30 dias e te informa quantas pessoas aplicaram para a mesma vaga que você, te informa as suas chances baseado em algoritmo de comparação entre o seu perfil e o que estão pedindo, além de outras vantagens.

Glassdoor

Glassdoor começou como um site de reviews para funcionários (atuais ou ex-funcionários) comentarem sobre sua empresa anonimamente, como é a cultura, como são as entrevistas de emprego e até informação sobre salário.  O site já vem atuando há anos, acumulando informações que são oferecidas por funcionários, e hoje já está oferecendo empregos também.  É bem conveniente buscar por um emprego disponível e ao mesmo tempo poder ler informações sobre a cultura da empresa.

Seja qual for o app que você decida usar, esteja sempre preparado(a) para uma entrevista de última hora, tenha seu currículo pronto para ser enviado por email e tenha sempre a sua página do LinkedIn atualizada.

Boa sorte!