Quem já morava nos E. Unidos lembra.  Andrew pode não ter sido o furacão que mais mortes causou ao atingir o continente americano,  mas aquela tempestade de movimento rápido e compacto continua a ser uma das mais fortes e mais caras da história. Essa tempestade de categoria 5 (máxima) bateu no sul da Flórida, há duas décadas em 24 de agosto de 1992, deixando um rastro de $26.5 bilhões de prejuízo.

É sabido que a temporada de furacões começa na virada do mês de junho e que essa preocupação não termina até o dia 30 de Novembro.  E apesar de faltarem menos de 2 semanas para o aniversário do Andrew e tudo estar indicando que teremos outra temporada tranquila, devemos lembrar que era assim que pensavam os habitantes anos atrás e foi num dia 16 de Agosto que eles perceberam – tarde demais – que estavam muito enganados.

Nunca é demais verificar se os seus seguros como proprietários ou locatários estão em dia.  Independentemente se estamos ou não sujeitos a ser atingidos por qualquer tempestade.  Portanto eis aqui uma lista do que deve ser revisado em sua apólice, para que você possa estar bem preparado em caso de necessidade.

Verifique se o limite da sua apólice é suficiente para reconstruir sua casa!

Certifique-se da cobertura necessária para reconstruir completamente a sua casa na eventualidade de que esta seja danificada ou destruida severamente.  E lembre-se: o valor imobiliário de uma casa não é o mesmo que o custo para reconstrui-la.

Você sabe tudo o que possui e quanto vale?

Imagine ter de voltar a comprar todos os seus móveis, roupas e outros pertences pessoais.  Agora pense sobre o que isso custaria. A maioria das seguradoras oferece cobertura para bens pessoais – aproximadamente 50% a 70% do montante do seguro que você tem sobre a estrutura da sua casa. Isso é suficiente? A melhor maneira de determinar o que você realmente precisa é realizar um inventário de todos os seus pertences dentro de casa assim como ter uma lista detalhada de tudo e o valor estimado.

Que desastres a sua apólice de seguro cobre?

As apólices de seguro de proprietários  fornecem cobertura para Furacões, Vento, Roubo, Incêndio, Explosão, Queda de Raio e uma série de outros desastres. No entanto, todas as apólices também tem uma lista de exclusões, como Inundações ou Terremotos que não estão cobertos pela apólice. Conheça as exclusões da sua apólice!

Qual é a porcentagem da franquia Furacão e/ou Tempestade em sua apólice?

As seguradoras em alguns estados incluem franquias separadas para furacões e/ou tempestades . Ao contrário do padrão “dólar deduzível” numa apólice de auto ou casa, numa apólice de propriedade a franquia de furacão ou tempestade é normalmente expressa por uma porcentagem que está claramente indicada em sua apólice .!

A franquia de Furacão e Vendaval geralmente varia de 1 a 10 por cento do valor assegurado da estrutura de sua casa.

Tenha isso em mente!

Uma franquia é basicamente a quantia subtraída de um pagamento do seguro. Se você tem um franquia de, digamos, $26.50 para furacão ou tempestade você deve considerar por de lado um valor adicional caso venha a ser necessário reconstruir sua casa.

Se precisar de orientação grátis para revisar sua apólice, estarei à disposição.  Mas não deixe de fazê-lo.  Afinal, a sua casa é um bem precioso que precisa estar resguardado.