Os exercícios trazem muitos benefícios para a saúde e eu me atrevo a dizer que sem eles é muito difícil mantê-la.  Porém, muitas pessoas não iniciam a prática porque acreditam que para alcançar esses benefícios terão que fazer exercícios exaustivos e doloridos, ou que terão que fazer aqueles exercícios que viraram “modinha” e não são adeptos de academias e ambientes mais agitados.

Mas, não é bem assim.

Com certeza se pode dizer que todo exercício é capaz de trazer algum benefício e que o excesso também trará consequências ruins. Para comprovar minha fala, trago os resultados de um estudo de revisão publicado no ano passado sobre grupos de pessoas que fazem caminhadas.

Que tal montar um grupo para fazer caminhadas e ganhar mais saúde?-3

Esse estudo de revisão que foi publicado na Br J Sports Med. em junho de 2015, analisou os resultados de 42 artigos envolvendo 1843 participantes. Essas pessoas faziam parte de grupos que caminhavam juntas por uma hora, em uma velocidade que variava entre 3 a 5 milhas por hora, ou seja, entre 5 e 8 quilómetros por hora.  Todos os grupos analisados caminhavam em ambientes naturais como parques, praias e condomínios.

Os resultados mostraram que houve uma melhora na manutenção da pressão arterial em níveis normais, melhora na função cardíaca, diminuição no índice de massa corpórea (IMC), diminuição das taxas de colesterol total, melhora na captação de oxigênio, diminuição da porcentagem de gordura corporal. Houve também diminuição nos casos de depressão.

Não se pode dizer que foram apenas esses os efeitos positivos

… pode-se dizer que estes foram os parâmetros avaliados. Os aspectos sociais não foram avaliados nesses trabalhos, mas sem dúvida fazer exercícios em grupos fortalece os músculos e as amizades e pode sem dúvida construir uma melhor qualidade de vida.Que tal montar um grupo para fazer caminhadas e ganhar mais saúde?-2

A Florida nos oferece um relevo e clima perfeitos para a prática de exercícios ao ar livre. Então, é fácil, convide os amigos e os amigos dos amigos. Mais saúde, melhor qualidade de vida e muita diversão podem estar bem perto de acontecer.

Br J Sports Med. 2015 Jun;49(11):710-5. doi: 10.1136/bjsports-2014-094157. Epub 2015 Jan 19.

Is there evidence that walking groups have health benefits? A systematic review and meta-analysis.

Hanson S1Jones A1.


Quer saber mais sobre Saúde e Bem Estar? Curta nossa página do Facebook.