Tudo! Você lembra da virada do ano passado? Quando olhou para o seu closet e pensou: “vou dar um jeito nesse armário, doar umas roupas, diminuir essa bagunça e abrir espaço para outras coisas que estão mal organizadas pela casa”. Ou quando olhou para as gavetas, lotadas de papéis e recibos que provavelmente não prestam pra mais nada, você prometeu a si mesmo que encontraria um tempo pra organizar tal bagunça. Talvez você pensou nas centenas de fotos que ainda estão em algum lugar perdido no seu computador ou até mesmo no celular e jurou que naquele início do ano ou talvez durante as férias, você iria organizar tudo, fazer um backup e preparar um belo de um álbum ou um vídeo pra exibir pra família na reunião do fim de ano seguinte.

Ano Novo

Na virada daquele mesmo ano você talvez prometeu a si mesmo que não deixaria pra preparar a sua declaração do imposto de renda no último dia e, novamente, lá estava você na véspera da hora limite, tentando encontrar aquele recibo que certamente evitaria que você acabasse pagando um imposto indesejado.

Quantos ou quais desses projetos você considera que foram realizados com sucesso e no tempo certo? Alguns provavelmente sim, mas é bem possível que boa parte ficou no sua lista de pendências. Não porque perderam a importância, mas porque tiveram que ser adiados em prol de outras prioridades que acabaram se somando à lista dos projetos existentes.

Ou seja, se a gente não tomar cuidado, não será um ano novo.  Apenas começaremos tudo de novo.

Ano Novo

A boa notícia é que você não está sozinho e que esse mal tem cura. Porém a má notícia é que nem sempre os projetos que a gente desenha na mente, envolvem apenas a arrumação de um closet, uma gaveta, organizar fotos ou preparar a declaração do imposto de renda. Muitas vezes um projeto visa uma felicidade bem maior: o que fazer para conseguir um emprego melhor, voltar a estudar ou terminar a faculdade, ter o casamento dos sonhos, mudar para outro país, etc., e o mais comum: ganhar mais dinheiro.

São tantos os exemplos comuns. Você pode até ser uma exceção e pode dizer sem sombra de dúvidas que conseguiu realizar tudo que planejou para esse ano que termina, mas certamente conhece alguém que se queixa dessa falta de habilidade para controlar o tempo e manter o foco nos objetivos.

E você deve já ter ouvido a frase: “Não existe falta de tempo … a gente faz o tempo”.

Sim, mas mesmo que você tenha todo o tempo do mundo sobrando, ainda assim é preciso lembrar que o relógio, assim como o dinheiro, quem decide como usá-lo é você e que tudo que você precisa é manter o foco no seu objetivo.  E se ainda não sabe como, tente encontrar uma maneira simples de se manter focado nas ações que o levarão a obter os resultados desejados.

Quando Daniel Lencioni, Head Coach do Treinamento DL nos E. Unidos, conversou comigo a primeira vez sobre a idéia do MAPA e seu Guia Diário meses atrás, o qual finalmente está ao alcance do público – gratuitamente – desde a semana passada, eu abracei o projeto na hora!

Daniel Lencioni - Criador do Mapa

Primeiro porque percebi que ele estaria usando técnicas de PNL (Programação Neurolinguística)  para moldar sua própria ferramenta que, graças ao curso de Practitioner em PNL do INEXH que fiz no Brasil, eu já sabia que funcionariam porque eu mesma as uso no meu dia a dia.

Graças àquele aprendizado, eu consigo gerenciar meu tempo e cumprir metas que impus a mim mesma e que envolvem minhas tarefas voluntárias com o Rotary Club, com meu blog Brasileirinho, meu “side job” de web designer e minha função preferida de avó de 3 netas lindas em dois estados diferentes.

Segundo porque, como meus amigos próximos sabem, eu procuro utilizar todos os veículos de comunicação aos quais tenho acesso, para compartilhar informações que considero educativas e que podem ajudar as pessoas a terem uma vida melhor. Seja no campo profissional, social ou afetivo, sejam elas ricas ou pobres, mas principalmente, que façam parte pelo menos daqueles 5% da população que realmente se interessa em evoluir.  E o MAPA cabe direitinho nesse universo.

Acho que o MAPA veio pra somar e vai aí meu endosso junto com o Brasileirinho.com porque confio que esse projeto tem tudo pra dar certo. Aliás, já está dando. Daniel provavelmente seguiu um dos muitos conselhos do Dr. Neil Negrelli em seu livro Rica Mente, que diz: “Se você quer um resultado fantástico em sua vida, faça algo fantástico”. E Daniel já o fez!