Inúmeras teorias e explicações surgem todo o tempo para tentar explicar porquê o mundo está cada vez mais obeso. Não precisa de muita pesquisa. Basta pegar fotos de 30, 40 anos atrás e ver que as pessoas eram muito mais magras.

Por favor não pensem que estou falando de estética, de segregacionismo, discriminação ou preconceito. Estou falando de obesidade e hoje nem vou falar sobre o grave problema de saúde que é. Hoje vamos tentar pensar a respeito do motivo de estarmos ficando cada dia mais gordinhos.

Uma das teorias fala a respeito do sedentarismo. É fato que hoje em dia as pessoas se movimentam muito menos que antes. Pensando no carro, não temos mais que mudar a marcha, subir e descer o vidro com a manivela, o volante é leve e não fazemos quase nenhuma força para girar. Existem inúmeros exemplos de como a vida moderna nos fez gastar cada vez menos energia para sobreviver.

Por outro lado, temos uma avalanche de oportunidades de alimentos diferentes. Pacotinhos, saquinhos, caixinhas coloridas com mensagens escritas que nos informam que o alimento ali contido é rico em vitaminas, sais minerais e proteínas! Carboidrato nunca está escrito…para pensar também! Mas, voltando ao assunto, nas embalagens está tudo escrito de forma que você só leia as coisas boas, ou supostamente boas. As informações importantes estão escritas em letras bemmmmm pequenas e com uma linguagem não muito simples de ser compreendida.

Na minha opinião, aliás não apenas minha na opinião de muitos cientistas também, é nessas letrinhas pequenas que está a explicação, pelo menos em parte, para o aumento da obesidade no mundo. Esses alimentos são os alimentos ultra processados e nesses alimentos existe uma enorme quantidade de substâncias que não são nutrientes e estão ali para dar sabor, cor e longevidade ao produto, que pode ser tudo, menos alimento.

Essas substâncias uma vez no nosso intestino irá mudar a microbiota, ou seja, as bactérias que vivem no intestino que que são fundamentais para nossa saúde. Para piorar as pessoas comem uma quantidade maior de alimento (e claro de calorias também) quando comem alimentos ultra processados do que quando consomem alimento in natura.

Se somos sedentários, se comemos errado ou ambos, o que importa é que a saúde precisa ser cuidada e com muito carinho.

Sobre Ivani Manzo

AvatarA Dra. Ivani Manzo atende pessoas pessoalmente ou online, auxiliando a terem uma alimentação mais saudável, encontrando o melhor tipo de atividade física e melhor qualidade de vida.  A Dra. Ivani Manzo é PhD pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP-EPM.  Há anos estuda o funcionamento do corpo humano. Acredita que a melhor forma de manter a saúde e a qualidade de vida é cuidando da alimentação, sono e fazer exercícios.   Para contato, visite: http://www.myclickcoach.com