“Conheça-te a ti mesmo e terás a chave do universo e os segredos dos deuses.”(Oráculo de Delfos – 60 ac)

Consciência significa desenvolver uma compreensão sincera e honesta sobre você mesmo, esse autoconhecimento se dá quando você reconhecendo seus pontos fortes e seus pontos a serem desenvolvidos, os administra de forma correta segundo seus desejos e suas intenções.

O primeiro passo da consciência se dá pela forma como interpretamos a realidade filtrada pelos nossos 5 sentidos e como o nosso cérebro, em função das experiências passadas, dos nossos valores e crenças pessoais e nossa autoimagem interna e externa, direciona nossa atenção, desejos e motivação para alguma ação que queremos executar.

Então temos dois modelos de consciência que interagem a todo tempo:

“A Consciência com um modelo INTERNO de mundo com “EU” inserido.”

“A Consciência com um modelo EXTERNO de mundo com o “EU” inserido.”

A forma como penso, sinto e me comporto no mundo que criei externamente, que é complementar ao meu “EU” interno, essa é a maneira com a qual interajo com o mundo que está ao meu lado, através da minha interpretação e a sua relação com o modelo de mundo EXTERNO dos outros.

Dessa maneira esses dois modelos de mundo (INTERNO e EXTERNO), se chocam com outras e criam um ambiente de consciência, cada qual com sua Frequência e Representação Mental, buscando significados comuns ou não para cada situação.

A consciência é um fator de suma importância para a realização das metas individuais, que levam os objetivos de vida de cada um ao sucesso. Quanto mais compreendemos a nós mesmos, mais temos chance de compreender aos outros.

A qualidade de vida e o bem estar estão em sintonia com esse auto conhecimento, balanceando as atitudes e ações, através de comportamentos que conduzem a situações positivas.

Estudos indicam como esse processo resulta em ganhos emocionais, financeiros e de relacionamento.

A propriocepção (autoconhecimento) e a meta cognição (pensar sobre o que estamos pensando ou a reflexão sobre o refletir) são ferramentas que devem ser utilizadas para que se possa perceber que os resultados alcançados estão relacionados à sua forma de se comportar, pensar e sentir.

• 83% dos indivíduos que desenvolvem o autoconhecimento tem maior rendimento no trabalho.

• 27% dos indivíduos que tem baixo desempenho no trabalho demonstram ter baixo autoconhecimento

Sucesso não está em nos transformarmos em algo que não somos. Ele é alcançado quando sabemos e honramos quem somos. (Bradberry, 2010)

O maior processo de Aprendizagem se dá através do autoconhecimento.

Pensar sobre as coisas que fazemos no dia a dia, nos fornece um self feedback que pode transformar as nossas ações.

Refletir principalmente sobre atitudes que nos conduzem a resultados que trazem Emoções Negativas. Modificar esses comportamentos e ampliar a nossa Conta Bancária Emocional com o incremento das Emoções Positivas.  Tudo isso aumenta o escopo das nossas ações, trazendo realizações mais duradouras e constantes em nossas vidas.

Essas Emoções Sustentáveis contaminam aqueles que estão ao nosso redor, criando uma rede positiva e gerando estímulos de prosperidade em uma Gama de arenas da nossa vida e de outras pessoas que compartilhem dessa frequência de pensamento.

Invista em Você é contribua para a mudança do seu entorno.

Sozinhos podemos ir mais rápido, mas juntos vamos mais longe.
Todo esse processo de mudança de paradigma interno e externo pode ser treinado e desenvolvido.

Na nossa próxima conversa falaremos sobre a Empatia e como ela pode nos ajudar a desenvolver um autoconhecimento e aumentar a nossa percepção sobre o outro.