Acredito que muitos saibam o que significa o efeito sanfona. Isso ocorre quando uma pessoa que está acima do peso emagrece e volta ao peso anterior várias vezes, como se fosse uma “sanfona”.

Mas por que isso ocorre?

Trabalhando com obesidade há muitos anos, tenho observado que existem algumas lacunas no conhecimento do porquê engordamos. O primeiro e que eu julgo ser muito importante é a falta de conhecimento sobre os alimentos. A maioria das pessoas sabe que doces são calóricos e associam o sabor doce à alta ingestão de calorias. Não está errado…  o que é muito calórico e que está presente nos doces são a glicose e a gordura.

Porém, se você comer uma empadinha será o mesmo, a massa da empada é 50% gordura e os outros 50% é glicose! E você deve estar pensando: “mas não é doce!” Sim, não é doce, mas a farinha é composta por uma grande molécula formada por várias moléculas de glicose. O sabor não é doce, mas a matéria prima é a mesma. Assim, se você comer um doce (quero dizer com sabor doce) provavelmente nele exista gordura e glicose e se você comer uma empadinha será o mesmo. Em uma festinha não é difícil uma pessoa não comer doces, ou comer menos doces, e se alimentar de empadinhas sem tantas restrições. Para completar o engano o fato da empadinha ser assada e não frita, encoraja ainda mais ser ingerida.

Este é apenas um exemplo do que ocorre. E se você está pensando que precisa saber mais sobre o que contém os alimentos e o que esses nutrientes significam para nós, eu digo que sim, precisa sim. Saber sobre a nossa alimentação faz parte dos cuidados pessoais. Não é necessário fazer um curso de nutrição … basta buscar boas referências.

Este é o segundo ponto que causa efeito sanfona. As pessoas querem perder gordura corporal como mágica! Esquecem o que fazem e que na verdade é o principal fator de acúmulo de gordura. Então os posts nas redes sociais que trazem soluções rápidas e fáceis são prontamente seguidos.  Mas veja: tudo o que você fizer que diminua a ingestão de calorias irá promover emagrecimento. Ótimo! Porém, assim que você voltar aos hábitos alimentares e de atividade física anteriores, irá acumular gordura novamente.

Então, se você passa a ingerir um suco multicolorido com “dezenas” de folhas e frutas batidas no café da manhã e se esse super suco tiver menos calorias que a sua alimentação habitual você irá emagrecer.  Simples assim.  Mas, se você não fizer disso a sua nova forma de se alimentar pela manhã, tudo voltará ao que era antes e você voltará a acumular gordura. O que emagrece não é o alimento que você ingeriu, mas sim a menor quantidade de calorias.

O que tento dizer é que para que haja um emagrecimento permanente é necessário conhecer os alimentos, saber se alimentar e encontrar uma forma de se alimentar corretamente sempre.


Quer saber mais sobre Saude e Bem Estar? Curta nossa página do Facebook.