O Poder da Comunicação no Mundo dos Negócios
O Poder da Comunicação no Mundo dos Negócios

Uma boa comunicação é essencial para o sucesso de seu negócio.

Você já deve ter visto profissionais com bons produtos e/ou serviços mas que não conseguem ser bem sucedidos pois não conseguem se comunicar.

A comunicação com seus clientes deve ser clara e objetiva. Isso pode parecer muito básico, mas lembre-se, nós não tropeçamos em montanhas e sim em pedrinhas.
A Comunicação empresarial visa estabelecer o vínculo com os seus públicos a fim de gerar valor para eles e para o seu negócio, claro.
A comunicação também deve estar alinhada à missão, à visão e aos valores da sua empresa.
Em um mercado competitivo, é essencial fortalecer laços para engajar e fidelizar as pessoas.

A comunicação pode ser dividida em 3 níveis:

  • Comunicação automática: é aquele nível de comunicação que não gera resultado, que não gera venda. Você sabia que cerca de 83% da população mundial entra nessa estatística. E a famosa “conversa fiada”, Eu ouço, mas não te escuto. Nós ouvimos com os ouvidos, mas escutamos com o cérebro.
  • Comunicação Inteligente; Apenas 12 % da população consegue estabelecer a comunicação no nível inteligente. Nesse nível, as pessoas estão mais atentas, conseguem interagir com seus clientes e assim obterem resultados.
  • Comunicação Emocional: a comunicação emocional passa do cérebro para o coração. Nesse nível os resultados são surpreendentes. São comunicações baseadas na confiança.

Todos nós já fomos em algumas palestras onde nos deparamos com comunicadores natos. Apenas 3% da população conseguem esse tipo de comunicação, sao os chamados encantadores de pessoas.

As 3 formas da comunicação segundo Albert Mehrabian

Segundo a regra 7-38-55 criada pelo professor Albert Mehrabian, uma comunicação bem sucedida se divide em corporal, verbal e palavra, sendo que ele fez essa divisão da seguinte maneira: o conteúdo das palavras (7%), o tom de voz (38%) e linguagem corporal (55%).

Minhas dicas:

  • Mantenha uma Postura Correta: a postura é a primeira informação que passamos para os outros. Mantenha-se ereto e evite ombros caídos
  • Mantenha contato visual: É importante não desviar o olhar quando estamos conversando. Um olhar concentrado, além de transmitir segurança, também demonstra atenção e interesse. Se estiver a comunicar para uma plateia é importante que veja e seja visto por todos.
  • Aprenda a Ouvir: Saber ouvir é o fator mais importante para o sucesso na comunicação. Dê oportunidade aos outros de exporem suas ideias.
  • Comunique -se de Forma Objetiva e com clareza: o discurso tem princípio, meio e fim, por isso é importante ter as suas ideias organizadas e manter o foco. Seja você mesmo. Não existe melhor técnica do que a sua própria naturalidade. Utilize sempre um vocabulário adequado ao público em questão mantenha um ritmo adequado, nem muito lento, nem muito acelerado.
  • Utilize Gestos Adequados: use sempre gestos moderados e adequados à linguagem. Utilize os gestos como complemento da sua mensagem.
  • Crie Empatia: habitue-se a sorrir, desenvolva o bom humor, crie relacionamentos.

Lembre-se as pessoas fazem negócios com quem conhecem, gostam e confiam.

E parodiando um dos mestres da telecomunicação brasileira, o saudoso Chacrinha (agora entreguei minha idade, não tem problema)

“Quem não se comunica se trumbica”

Elizabeth Alderete, Corretora de Imóveis e de Investimentos na MS Realty e Consultora Financeira na Five Rings Financial, Empresária, Proprietária da TopStar USA Agência de Viagens e da InvestBrasilUSA Consultoria Imobiliária. Administradora, Decoradora e Paisagista. Atual presidente do Brazilian Business Group. Elizabeth, possui um talento natural de conectar pessoas e ajudá-las a atingir seus objetivos através de inúmeros eventos de networking que ela produz com muita maestria. Está também envolvida com causas humanitárias que sempre agregam valor à comunidade Brasileira e Americana. Email: elizabeth@investbrasilusa.com - Tel (754) 235-0052.

0 Comments

Comentarios?

Your email address will not be published.