No meu trabalho, mentoria em nutrição e exercícios, a cada dia percebo que as pessoas têm mais e mais informações sobre tudo. Isso é bom e ao mesmo tempo é ruim. Bom porque as pessoas têm mais chance de aprender sozinhas sem terem que pagar por isso, então mais pessoas podem aprender mais. Por outro lado, a maioria das pessoas não sabe se o que está lendo é meio verdadeiro, totalmente verdadeiro ou se é uma informação manipulada. As pessoas desonestas também têm acesso à todas as informações, inclusive aquelas de como usar as palavras para convencer alguém do que se deseja.

A situação hoje é a seguinte: não prescreva qualquer exercício sem que esteja muito bem fundamentado e não deixe de acompanhar a evolução do seu cliente. Ele pode obter uma planilha de exercícios na internet. Não faça um plano alimentar qualquer, principalmente aqueles que é indicado eliminar um tipo de nutriente...sim estou falando da dieta cetogênica. Por que? Porque é fácil, vai ter aderência, a pessoa irá emagrecer, mas não por muito tempo e a saúde será prejudicada com certeza.

O profissional de saúde não deseja isso, não deseja apenas remuneração. Todos precisamos de remuneração, mas não as custas da saúde dos clientes e muito menos disseminando mentiras nas redes sociais.

E, se você está pensando que existem cientistas que falam bem da dieta cetogênica, médicos, nutricionistas, saiba que titulação não confere honestidade. Com ressalva de que muita coisa que é escrita nos trabalhos científicos não é bem compreendida pela população leiga.

Sim o mundo mudou e ficou mais fácil o acesso às informações, verdadeiras e falsas. Para o leigo saber se é verdadeira ou falsa ainda é preciso um bom profissional honesto. O bom profissional honesto não complica explica, não inventa comprova.

Sobre Ivani Manzo

AvatarA Dra. Ivani Manzo atende pessoas pessoalmente ou online, auxiliando a terem uma alimentação mais saudável, encontrando o melhor tipo de atividade física e melhor qualidade de vida.  A Dra. Ivani Manzo é PhD pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP-EPM.  Há anos estuda o funcionamento do corpo humano. Acredita que a melhor forma de manter a saúde e a qualidade de vida é cuidando da alimentação, sono e fazer exercícios.   Para contato, visite: http://www.myclickcoach.com