Talvez você já tenha passado por isso: você foi a um evento de negócios e a cada passo que dava, você falava com uma pessoa conhecida.  Apesar de ser muito bacana encontrar amigos e parceiros, um evento de Networking não é um “get together”.  O seu alvo não deve ser, necessariamente,  encontrar alguém conhecido.

Às vezes é difícil isso acontecer quando a nossa comunidade é pequena.  Então, vamos analizar maneiras diferentes de aumentar suas chances de conhecer pessoas novas?  Vamos lá:

Não compareça ao evento mais cobiçado.

Pode não fazer sentido pra você inicialmente, porém se você está no business de serviços, conhecer muita gente não é necessariamente o melhor pra você.  De repente o que pode funcionar pra você é conhecer 10 pessoas novas e fechar um cliente, ao invés de conhecer 100 e fechar dois.  Os eventos menos cobiçados lhe darão mais oportunidades para conhecer pessoas novas, e você não terá tantas chances de encontrar as “figurinhas repetidas”.  Estabeleça  uma meta de conhecer 5 pessoas novas a cada evento.

Adicione pessoas novas na sua Mídia Social.

A sua mídia social para negócios (preferivelmente LinkedIn e Twitter) lhe sugere adicionar pessoas comuns à outras que você já conhece.  Considere adicionar no LinkedIn ou seguir no Twitter pessoas não conhecidas mas que pertençam a um grupo social que você quer penetrar.

Considere reconectar com pessoas que você não fala há mais de 6 meses

Por que?  Essas pessoas naturalmente irão lhe perguntar sobre a sua vida atual, abrindo assim um espaço grátis para você falar sobre o que faz ou o que precisa atualmente.  Se você precisa, por exemplo, de um contador, diga a essa pessoa que você pensou em perguntar a ela se ela conhecia alguém da área.  E daí pra frente a conversa flui.  Evite fazer isso por email … é melhor telefonar.

Crie uma estratégia ao participar de um evento

Antes de aparecer em um evento, você faz homework? Sabe quem vai estar lá e sabe com quem você quer falar? Pesquise as pessoas que confirmaram presença e tente marcar pequenos encontros no evento com essas pessoas.

Crie mini-eventos para socialização

Todos gostamos de happy hours, mas nem todos gostam de beber.  Crie pequenos grupos para caminhadas, grupos para cozinhar, jogar golf, tirar fotos, ou qualquer atividade que dure poucas horas e que lhe permita conhecer gente nova.

Envie um cartão para uma data menos conhecida

No fim do ano, milhares de empresas mandam cartão de Boas Festas.  Mas e se o seu cliente potencial recebesse de você um cartão de uma data menos concorrida, tipo Valentine’s Day?  Hoje em dia, receber algo por correio é muito difícil, portanto considere essa prática antiga, porém ainda valiosa, que é fazer com que seu cliente se sinta lembrado em uma data onde outros provavelmente não se lembrarão dele.

Guarde uma hora por semana para reconectar com pessoas

Reconectar não é empurrar produto ou falar sobre o novo serviço que você está promovendo.  É simplesmente manter a conexão com as pessoas importantes para o seu negócio.  Reconectar com pessoas conhecidas lhe levará a conhecer pessoas novas pois as conhecidas poderão lhe incluir em eventos futuros ou simplesmente lembrarão de você quando precisarem do seu serviço ou produto.

O importante é conhecer gente nova!

Boa sorte!


Quer saber mais sobre empreendorismo? Curta nossa página do Facebook.