Músculos: a maravilha de um corpo construído para viver em movimento
Músculos: a maravilha de um corpo construído para viver em movimento

Vou contar um segredo. Busco inspiração para escrever assistindo vídeos de sites variados e hoje eu assisti um vídeo que me emocionou. Eu sei que como fisiologista o meu gosto não é igual ao gosto da maioria das pessoas, e nem posso dizer que eu tenha bom gosto.

Tentando não ser chata vou contar que o vídeo era uma animação de parte do que eu estudei no meu doutorado. Tive tanta dificuldade em fazer uma animação “meia boca” no Power Point e de repente me deparo com uma animação em vídeo maravilhosa. O que ela dizia? Dizia que nosso corpo funciona se nós movimentarmos nossos músculos.

Você sabe o que acontece dentro das nossas células musculares quando elas se movimentam? Ocorre uma enxurrada de reações químicas para que elas tenham muita energia para continuarem a se movimentar. De uma maneira muito equilibrada as células começam a absorver glicose do sangue e usam essa glicose para ter energia e provocar movimento, sustentação. Se pensarmos bem vamos entender que os músculos precisam mais de energia quando estão em movimento do que o restante do corpo. Eles estão em maior quantidade e naquele momento eles estão trabalhando, nada mais justo que recebam uma certa facilidade para ter energia. Isso não ocorre quando estamos em repouso.

Quando estamos em repouso, precisamos de um hormônio para que o músculo possa absorver glicose. Funciona assim, em repouso sem a insulina os músculos e a gordura não conseguem absorver glicose, isso é bom porque essa glicose pode ser distribuída para todo o corpo igualmente já que os músculos e a gordura estão em maior quantidade em nós. Quem não precisa de insulina leva vantagem. Aquilo que eu acho incrível é que durante o movimento muscular a insulina é dispensável, quer dizer, os músculos absorvem a glicose mesmo sem o hormônio, assim nesse momento eles estão em vantagem, mas somente nesse momento.

E você deve estar pensando… o que tem meu doutorado a ver com tudo isso? É que nesse estudo percebemos que as pessoas que tem problemas em absorver glicose, os diabéticos, podem ter uma grande melhora quando se exercitam, porque os exercícios “consertam” em parte o problema. Os diabéticos funcionam normalmente quando estão se exercitando, pois durante o exercício, aquilo que neles não funciona é dispensável. E mais, se a pessoa diabética continuar a fazer exercícios é possível que mesmo no repouso a insulina melhore a sua função.

O outro lado é que o sedentarismo deteriora esses processos todos. Sem o exercício a insulina deixa de funcionar no repouso. Nosso corpo se desenvolveu se movimentando e adoece se ficar parado. O que acontece quando nos movimentamos é que pomos o corpo para funcionar em equilíbrio, tudo organizadinho, perfeitamente ajustado às necessidades. O que acontece com os movimentos musculares sem dúvida é que levamos nossa alma para passear e fazemos a manutenção do nosso veículo.

Isso é maravilhoso para fisiologistas ou não?

A Dra. Ivani Manzo atende pessoas pessoalmente ou online, auxiliando a terem uma alimentação mais saudável, encontrando o melhor tipo de atividade física e melhor qualidade de vida.  A Dra. Ivani Manzo é PhD pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP-EPM.  Há anos estuda o funcionamento do corpo humano. Acredita que a melhor forma de manter a saúde e a qualidade de vida é cuidando da alimentação, sono e fazer exercícios.   Para contato, visite: http://www.myclickcoach.com.

0 Comments

Comentarios?

Your email address will not be published.