Os Estados Unidos estão entre os países que mais usam Cartões de Crédito no dia a dia. O resultado disso é o que eu chamo de Síndrome do Dinheiro de Plástico. Essa “síndrome faz com que o individuo tenha sempre a sensação de que possui um dinheiro que nada mais é do que o seu limite crédito.

Cartões de crédito são uma excelente ferramenta no cotidiano da sua Saúde Financeira, porém devem ser utilizados com muita precaução. Mas isto é assunto para um outro dia. Hoje vamos falar sobre as alternativas disponíveis quando a situação já está totalmente fora de controle.

O que significa estar fora de controle?

Significa que você está pagando somente o mínimo estipulado nos extratos dos seus cartões. Significa também, na maioria dos casos, que você já ultrapassou ou está para ultrapassar o limite de crédito que foi estipulado pelo banco emissor do cartão.

Quais os riscos?

O que acontece é que todos os meses, você paga uma pequena quantia (geralmente o mínimo) e com essa prática você praticamente não vê o saldo devedor diminuir. Isso acontece porque você está pagando apenas os juros. E aqui nos Estados Unidos, juros de cartão de crédito são coisa séria! Os bancos cobram em média de 15% e 28% ao ano, na maioria dos cartões.

E se você reparar, no seu extrato de cartão de crédito, alí do lado direito, geralmente no alto da primeira página está descrito o número de anos e o valor que você vai ter que pagar se demorar pra liquidar a conta, ou seja, pagando apenas o mínimo. Um débito de $4,000.00 por exemplo, pode levar mais de 10 anos para ser liquidado!

O que é Consolidação de Cartões de Crédito?

É a maneira mais rápida e segura para alguém livrar-se desse problema.  Funciona, através de empresas de crédito credenciadas, você se filia a um programa e mediante o pagamento de uma pequena quantia inicial, a Consolidadora entra em contato com todos os seus credores de cartões e negocia uma redução dos juros. Normalmente esta redução vai de 0% a 8%.

Já deu pra sentir a diferença?

Com a redução dos juros, você consegue pagar bem menos e liquidar as suas dívidas muito mais rápido. Este programa foi estruturado para durar de 3 a 5 anos dependendo do tamanho da divida.

E como fica a sua pontuação de crédito?

Essa é a melhor parte! Este programa não afeta negativamente a sua pontuação de crédito. Pelo contrário! Ao final do programa a sua pontuação vai subir mostrando que você honrou a divida assumida!

Eu quero ilustrar este tópico com o caso de uma cliente real da minha companhia:

Ha 5 anos, em Agosto de 2010, Mary C., na época com 32 anos, nos procurou para a consolidação de seus cartões como uma alternativa à falência. Na época sua renda mensal era de $2,600. Possuía 8 cartões de crédito os quais ela pagava, com muita dificuldade, o mínimo de $550 cujos juros eram em torno de 22%.

Com o nosso programa ela conseguiu passar para um pagamento mensal de apenas $213.00 e a media dos juros dela caiu para 7%! Faltam apenas 3 meses para ela terminar a divida de $22,115 que ela tinha em 2010. Mary C. é apenas uma das muitas historias de sucesso de pessoas que através deste programa conseguiram retomar as rédeas da sua vida financeira.

Quer obter mais informações? Entre em contato comigo e terei o maior prazer em ajudá-lo!

Finanças constituem um assunto sério e só deve ser tratado por profissionais credenciados.

Boa sorte!