fbpx

Select Page

Melatonina, um Hormônio que faz muito mais do que apenas te fazer dormir

A melatonina é um hormônio produzido em uma glândula que fica no nosso cérebro, a glândula Pineal. Infelizmente não foi muito estudada como o restante do nosso corpo. Mas atualmente o mundo tem olhado mais para essa glândula e isso tem trazido ótimas notícias.  Como a maioria dos hormônios a melatonina é liberada no sangue e assim irá atingir todos os locais do nosso corpo. Esse hormônio atua nos dando a ideia se é dia ou noite por exemplo e assim regula a funcionamento das células do nosso corpo.

Além de te fazer dormir, a melatonina é um ótimo antioxidante protegendo nossas células dos radicais livres que produzimos constantemente. Recentemente se descobriu que a melatonina pode ser produzida também do intestino e na pele protegendo esses dois órgãos contra os radicais livres. No intestino a produção reage ao que comemos, diferente da melatonina produzida na glândula Pineal. Os radicais livres são responsáveis por algumas enfermidades graves como o câncer por exemplo.

A melatonina que é produzida e age nos intestinos ajuda na formação das fezes, nos movimentos intestinais e acaba melhorando a absorção dos nutrientes. Existem trabalhos feitos em animais que mostram que o tratamento com melatonina pode melhorar o quadro da Síndrome do Intestino Irritável (SII). Apenas não se sabe que esses resultados existem também com a suplementação com melatonina.

Ao contrário do que muita gente pode pensar, que a suplementação será a saída para todos os problemas, vale lembrar que produzir corretamente é a melhor saída. Se há uma diminuição da produção desse hormônio, seja pela glândula Pineal ou nos intestinos ou na pele, o melhor a fazer, sempre será tentar arrumar as coisas e tentar fazer o corpo voltar a produzir corretamente. Para isso, como sempre digo, a alimentação, os exercícios e as horas e qualidade do sono devem ser prioridade na nossa vida.

Apenas com saúde podemos cuidar bem das nossas tarefas.

A Dra. Ivani Manzo atende pessoas pessoalmente ou online, auxiliando a terem uma alimentação mais saudável, encontrando o melhor tipo de atividade física e melhor qualidade de vida.  A Dra. Ivani Manzo é PhD pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP-EPM.  Há anos estuda o funcionamento do corpo humano. Acredita que a melhor forma de manter a saúde e a qualidade de vida é cuidando da alimentação, sono e fazer exercícios.   Para contato, visite: http://www.myclickcoach.com.