A profissão de “Professional Coach” é uma das que traz muita recompensa pessoal para o profissional.  Muitos querem trabalhar e ganhar seu sustento ajudando outros a melhorar sua performance no trabalho, sua auto-estima, comunicação, relação pessoal, e tantos outros benefícios, e nada melhor que uma carreira na profissão de Professional Coach.

Algumas pessoas estudaram Psicologia porém não tiraram licença para trabalhar como Psicólogos.  Uma maneira mais fácil de atuar nessa linha de trabalho é trabalhar como “Coach”, o que não requer licença, mas ao mesmo tempo clientes estão cada dia mais bem informados e questionam onde esses profissionais receberam treinamento.  Portanto, uma certificação profissional reconhecida por uma sociedade ou associação pode ser o caminho mais prático.

Qual a melhor maneira de ter essa carreira reconhecida nos Estados Unidos? O primeiro passo é buscar o órgão que é a autoridade principal e mais reconhecida em certificar profissionais.  Nesse caso, o órgão é o ICF ou International Coach Federation.  Esse órgão oferece 3 certificações: 1) Associate Certified Coach, 2) Professional Certified Coach e 3) Master Certified Coach.  A diferença vai depender da sua experiência atual (quantas horas você já trabalhou com coaching). O processo é padrão como em outras certificações: treinamento teórico + experiência comprovada + exame.

Se você pretende atuar em uma área profissional, você deve considerar ser membro da organização que representa a sua profissão.  Uma filiação tem um custo anual, que pode às vezes ser alto, porém você deve ver como um investimento: você tem acesso à publicações, se mantém atualizado na profissão, coloca no seu currículo ou website que você é membro da associação, obtém descontos na compra de livros ou material didático, e para esse caso, obtém desconto nos preços das certificações.  Atualmente o custo anual da filiação é de $245.00.  Para se tornar membro, consulte os benefícios e aplique aqui.

Parte teórica

O primeiro componente para a certificação, é ter participado de treinamento teórico para coaching.  Existem programas que oferecem conteúdo teórico que são aprovados pelo ICF.  Para saber se o programa que você estudou ou pensa estudar é aceito pelo ICF, clique aqui.  O conteúdo teórico é o mesmo para qualquer dos 3 tipos de certificação.

Experiência comprovada

Você precisa manter um registro que comprove que você tem clientes e o número de horas que você passa com eles.  Caso  esteja cobrando por esse serviço, você pode olhar as faturas que criou para seus clientes e dali criar um “log” demonstrando número de clientes e horas.  Dependendo de qual certificação você preferir, o número de horas que você precisa comprovar pode variar.

Exame

O exame de múltipla escolha só precisa ser feito uma vez e chama-se Coach Knowledge Assessment.  Você pode prestar esse exame em Português!  Veja aqui um exemplo do tipo de pergunta que cai nessa prova.

Aplicação + pagamento da taxa

Tudo começa com uma aplicação e após fazer tudo que é requerido pelo processo além do pagamento da taxa (a qual varia de acordo com o tipo de certificação), a federação revisa a sua petição e dependendo do tipo de certificação, você pode receber a resposta em apenas 4 semanas.

O mais importante é saber que você tem tudo para passar nesse processo.  Às vezes temos insegurança sobre o conhecimento, ou insegurança no idioma, mas até para prestar exames existem formas de se preparar e maneiras de aumentar suas chances de acertar as perguntas.  Você só precisa estar preparado.

Imagine apresentar seu cartão de visita com seu nome seguido do título de ACC, PCC ou MCC? Não tem preço.

Boa sorte!

Post relacionado: Certificação ou MBA, onde devo investir meu dinheiro?


 

Quer ficar informado sobre nosso conteúdo em capacitação profissional? Curta nossa página do Facebook