No meu ultimo artigo relacionado a esse mundo lindo e perfumado que é o das flores, eu expliquei a diferenca entre um wedding designer e um florista.  Considero essa informação muito importante porque, dependendo da sua escolha, isso pode arruinar ou engrandecer seu casamento.

Flores são associadas ao romance e à fertilidade desde os tempos dos nossos antepassados.

Elas emprestam graça e elegância natural a qualquer decoração, mas são especialmente o centro das atenções em se tratando de planejamento da festa, uma vez que representam de 10 a 25 por cento do orçamento total da cerimônia do seu casamento.  Por isso é importante entender um pouco de cada espécie, para criar o casamento dos seus sonhos e dentro do seu orçamento.

Hoje eu vou falar sobre o significado das flores mais usadas e o mais importante: a época de cada uma delas, pois isso com certeza pode lhe ajudar a economizar um bom dinheiro no final do orçamento.

As flores serão um dos detalhes mais fotografados de seu casamento (depois de você, claro!).  Por isso é importante escolher arranjos e buquês que realmente se encaixem no seu estilo de casamento.

Onde começar?

Em primeiro lugar, encontrar tipos de flores que você ame em pesquisas através do Google, Pinterest e Instagram. Lá, você também vai encontrar uma série de ideias de arranjos que variam em estilo de casual e rústico ao formal e glamouroso. Você pode até procurar flores por cor.  Assim terá certeza de escolher buquês e arranjos do casamento que combinem com seu estilo. Em seguida, escolha um designer ou florista de sua confiança.  Eu super recomendo que seja indicado por alguém proximo a você que já tenha tido a experiência de ter trabalhado com esse profissional. O conselho que sempre dou para esse item do seu casamento é: “você recebe por aquilo que paga”.  O que quero dizer com isso? A escolha errada por esse profissional pode transformar o casamento dos seus sonhos num grande e inesquecível pesadelo.

A tabela ao lado mostra as flores mais usadas em casamentos e a época de cada uma. Se a flor que você tanto deseja estiver fora de época, o preco duplica, pois seu florista ou designer terá que importar a mesma. Um outro fator que faz os valores triplicarem é na epoca dos Dias das Mães e no Dia dos Namorados.  Portanto eu recomendo você não se casar nessa época.

flowers-by-season

Existe uma variedade enorme de flores.  Seria impossível colocar todas as flores que existem aqui nesse artigo, mas eu separei as mais usadas em casamentos para falar um pouco do seu significado, época e para ter uma idéia de custo.

AmaryllisAmaryllis (Amarílis)
Temporada: Novembro a Abril
Cores: branco, amarelo, verde, rosa, vermelho, borgonha
Perfume: nenhum (a variedade beladona tem uma fragrância doce suave)
Significado: esplêndida beleza, orgulho
Custo: $$

 

AnemoneAnemone (Anêmona)
Temporada: Novembro a Maio; principalmente primavera
Cores: branco, rosa, roxo, magenta, cor de vinho
Perfume: nenhum
Significado: expectativa
Custo: $$

 

Calla LilyCalla Lily (Lírio de Calla)
Temporada: durante todo o ano; do inverno ao final da primavera é o pico
Cores: marfim, amarelo, laranja, rosa claro, rosa escuro, vermelho, bordô escuro
Perfume: nenhum
Significado: ardor, magnífica beleza, feminino, modéstia
Custo: $

 

CarnationCarnation (Cravo)
Temporada: durante todo o ano
Cores: branco, amarelo, damasco, rosa pálido, rosa escuro, vermelho, cor de vinho, também bicolores e manchadas.
Perfume: picante, tipo cravo
Significado: admiração, fascínio, amor forte e puro, beleza imperecível; a listrada significa recusa portanto fique longe dela.
Custo: $

DahliaDahlia (Dalia)
Temporada: de verão e início de outono
Cores: branco, amarelo, laranja, rosa, vermelho, roxo
Perfume: picante
Significado: gratidão, dignidade, para sempre thine
Custo: $$$

 

TulipsTulips (Tulipa)
Temporada: Novembro a Maio
Cores: branco, amarelo, laranja, rosa pálido, rosa escuro, vermelho, roxo
Perfume: nenhum para suave, doce aroma
Significado: declaração de amor, Honesto, anos felizes, memória
Custo: $$$

 

Gerbera DaisyGerbera Daisy (Gérbera)
Temporada: durante todo o ano
Cores: branco, amarelo, laranja, rosa pálido, rosa escuro, vermelho
Perfume: nenhum
Significado: a necessidade de proteção, amizade
Custo: $$

 

HydrangeaHydrangea (Hortênsia)
Temporada: de Julho a Novembro
Cores: branco, verde, cor de rosa, cor de vinho, roxo, azul
Perfume: nenhum
Significado: devoção, lembrança, orgulho, alegria
Custo: $$

 

LiliesLilies of the Valley (O lírio do vale)
Temporada: disponível o ano todo em quantidades limitadas, pico na primavera
Cores: branco, rosa pálido (raro)
Perfume: perfume muito perfumado
Significado: voltar para a felicidade, delicadeza
Custo: $

 

OrchidOrchid (Orquídea)
Temporada: durante todo o ano
Cores: branco, amarelo, verde, damasco, laranja, rosa pálido, rosa escuro, vermelho, bordô
Perfume: algumas variedades são perfumadas
Significado: luxo, nobreza, luxúria
Custo: $$$

 

PeonyPeony (Peônia)
Estação: primavera, importados, variedade scentless disponíveis no outono e inverno
Cores: branco, creme, pêssego, rosa, cor de vinho
Perfume: doce e leve a muito aromático
Significado: beleza, bem-vindo, felicidade
Custo: $$$

 

RoseRose (Rosa)
Temporada: durante todo o ano
Cores: branco, creme, amarelo, damasco, laranja, rosa pálido, rosa escuro, vermelho, borgonha, lavanda
Perfume: nenhum a intensa, dependendo da variedade
Significado: vários dependendo da cor, em geral, o amor, a beleza, a graça, a alegria, a unidade
Custo: $$

A maior decepção de uma noiva é com os preços das flores, pois muitas já tem a idéia preconcebida de uma única flor para a decoração inteira.   Por exemplo, existem noivas que querem orquídeas no casamento inteiro.  Impossível?  Não! Mas pode separar uma boa quantia para isso, pois dependendo da orquídea,  tem até de US$36.00 por uma haste apenas. Você pode manter a sua flor favorita e alguns itens apenas, como no seu bouquet por exemplo.  Lembre-se que você vai tirar muitas fotos segurando o seu bouquet e com isso a sua flor favorita estará ao seu lado em muitas de suas fotos.

Faça uma pesquisa por cores de flores, assim vai ver que existe uma variedade enorme que você poderá considerar incluir na sua decoração.  Existem até flores um pouco parecidas que você vai ser surpreender ao ver. Leve em consideração também flores grandes e cheias, como por exemplo a Hortensia (Hydrangea), pois elas enchem o arranjo e não são tão caras, podendo ser completadas com alguma outra flor de sua preferencia.

Cuidado com certas cores, como o azul por exemplo.  É uma cor difícil para se encontrar em flores, e quando se encontra,  são caras, importadas ou tingidas ou simplesmente são falsas.  Já trabalhei com noiva que queria um bouquet todo azul de uma flor que eu não reconhecia, mas diante da insistência de que a flor existia, mostrei a foto para a minha designer de confiança que confirmou o que eu imaginava: aquela flor não existia.   Era falsa. Portanto, nem sempre as flores que você vê no Pinterest, Instagram ou Google são de verdade.  Mas um profissional de confiança pode lhe ajudar explicando e esclarecendo todas as suas dúvidas.

O que mais existe são pessoas que se auto proclamam profissionais, que lhe prometem tudo o que cabe no orçamento que você apresentou.   Por exemplo: Seu orçamento para decoração é de $5,000 e esse “profissional” lhe promete a flor tão sonhada para a cerimônia e recepção e mais os bouquets e às vezes lhe prometem até uma assessoria no dia.  Quando lembro das histórias que eu já ouvi e vi, não sei se choro ou dou risada.  Minha mãe sempre dizia:  “se a esmola é muita, desconfie”.  Esse ditado cabe perfeitamente nesse caso. Dentro do custo de decoração tem delivery, set up, flores, mão de obra, peças de decoração, e às vezes até mesmo a transferencia dos arranjos da cerimonia para a recepção por exemplo. Voce está pagando por um serviço de grande responsabilidade; o profissional tem que ter uma vasta experiência sim!

Uma vez eu trabalhei com uma noiva que me contratou apenas para a coordenação no dia do casamento.  Em um dos nossos encontros ela confidenciou que havia pago para uma pessoa fazer o bouquet (dela e das bridesmaids) de hortências.  Naquele momento eu fiz uma cara de espanto (em certas situações eu não consigo esconder minhas reações …).  Pois bem, ela percebeu e me perguntou o que eu achava, eu disse que se a pessoa contratada fosse um bom profissional, teria alertado quanto ao fato de que se trata de uma flor delicada e que tem que estar constantemente na água.  Não que seja impossivel mas, um bouquet com esse tipo de flor requer um tratamento super especial.  Encurtando a história: quando a noiva saiu da limousine na porta da igreja ela estava ao prantos, segurando o bouquet com flores mortas.  O bouquet murchou por completo, nao só o dela como o das “bridesmaids” também.

Minha reação foi acalmá-la e rapidamente corri até o padre, expliquei a situação e pedi um crucifixo que geralmente as igrejas católicas tem.  Para minha sorte – e da noiva também – o padre tinha um lindo, e a noiva entrou no aisle segurando o crucifixo.  Já as “bridesmaids” entraram sem nada nas mãos.

Enfim, ouça sempre os conselhos de um profissional de confiança, pois ele quer tanto quanto você ou até mais, que seu casamento saia da maneira que você sempre sonhou.   Afinal, o nome dele  estará ali também, certo?

Se você tiver qualquer dúvida sobre flores ou qualquer coisa sobre decoração pode entrar em contato comigo que terei o maior prazer em responder.   No próximo texto falarei dos tipos de bouquet e de alguns itens de decoração mais usados aqui nos Estados Unidos.

Até lá!


Quer saber mais sobre Festas e Eventos? Curta nossa página do Facebook.