Aqui vão algumas dicas básicas do que eles precisam saber sobre o visto de turista.  Compartilhe com eles.

Bem conhecido dos viajantes é o visto de turista para visitar os Estados Unidos. Este tipo de visto pode ser obtido junto à embaixada em Brasília e consulados americanos nas cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Encontramos o formulário de solicitação do visto de turista no website da embaixada americana no Brasil (www.br.usembassy.gov), o qual deve ser preenchido e submetido online.

Para a grande maioria dos brasileiros, como regra geral a todos os que desejam visitar os Estados Unidos a passeio e lazer, o visto é obrigatório (B-2). Por outro lado, o visto de turista não é exigido em alguns raros casos em que a pessoa interessada tem cidadania de país que mantém acordo com os EUA nesse sentido (conhecido como ESTA). Portanto, se você tem outra cidadania, além da brasileira, deve se informar se não se encaixa nessa regra de isenção.

Consulte o website da embaixada americana no Brasil para saber como efetuar o agendamento de sua entrevista. Você sabia que alguns viajantes brasileiros e argentinos residentes no Brasil podem se qualificar para o programa de isenção de entrevista? Os viajantes brasileiros com até 15 anos ou com idade igual ou superior a 66 anos e que nunca tiveram um pedido de visto recusado anteriormente, geralmente não precisam agendar uma entrevista (não deixe de consultar o website da embaixada americana para saber se esse seria o seu caso). Mesmo assim, ainda que dispensados da entrevista, os viajantes devem comparecer ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto para entregar a sua documentação.

Não é sem razão que muitos viajantes têm ansiedade na hora de preencher e encaminhar o formulário online. Este tipo de formulário (chamado de DS-160) requer tempo e paciência na hora de ser preenchido, além de uma conexão de internet segura e estável. Por vezes ouvimos pessoas que reclamam de que no meio do processo de preenchimento ficaram “sem internet” e “perderam tudo” que haviam digitado sem salvar… Todos já sentimos algo parecido, se é que já não experimentamos nós mesmos algum problema com o site do consulado (ou embaixada) e tivemos que recomeçar o preenchimento do zero.

Idealmente, ao preencher o formulário de visto online, já devemos estar com todo o necessário por perto e vale aqui mencionar:

– o passaporte brasileiro; que, aliás, deve estar válido durante o período de permanência;

– vistos anteriores aos Estados Unidos (ou ao menos informação referente aos mesmos), caso os tenha;

– documentos importantes relacionados com a sua viagem aos Estados Unidos.

Antes de dar início ao preenchimento do formulário de visto, não se esqueça de anotar o número de identificação (Application ID) do formulário e a questão de segurança, para que possa acessar o formulário mais tarde. Isso é importante para que se evite ter de enviar um novo formulário caso precise modificar ou inserir novas informações após o seu envio.

Quanto à fotografia exigida para o visto de turista, não se esqueça: a partir de 1 de novembro de 2016, as fotografias com óculos não mais serão aceitas. As especificações da fotografia também podem ser encontradas no site da embaixada americana www.br.usembassy.gov.

Após o preenchimento do formulário, pagamento da taxa ($160 dólares) e agendamento de sua entrevista, organize-se para a entrevista. Lembre-se que a decisão de aprovação do visto é estritamente discricionária das autoridades de imigração americanas, as quais poderão solicitar informações complementares mesmo após a sua entrevista. Dentre as informações complementares, pode ser que você tenha que apresentar documentos demonstrando que tem recursos suficientes para cobrir as despesas de viagem e estadia nos Estados Unidos, além de prova de residência no seu país de residência, para onde tenha intenção de retornar (documentos de comprovação de laços familiares, propriedades imobiliárias, contrato de aluguel, comprovante de contas, recibos de condomínio, compromissos de trabalho, declaração de imposto de renda e outras responsabilidades no país de sua residência).

Segundo as informações do site da embaixada americana no Brasil, o tempo médio de processamento do pedido de visto é de 10 dias após a entrevista.

A renovação do visto de turista é possível e você deve consultar o site da embaixada americana no brasil para saber se você se qualifica para a renovação sem precisar passar por entrevista.

Lembre-se que se você tem um visto de turista e se matricula em alguma escola ou passa a trabalhar nos Estados Unidos sem alterar a sua situação perante as autoridades imigratórias americanas, você estará violando a condição do seu visto de turista. Este é um problema que pode acarretar consequências sérias futuras para obter novos vistos e até mesmo sujeitá-lo à deportação.

Finalmente, vale lembrar também, que o período de permanência autorizado ao viajante turista é de 180 dias e teoricamente, se o viajante permanecer nos Estados Unidos ilegalmente por mais de 6 meses, poderá ficar sujeito a impedimento de retorno por três anos. Se houver ficado no país ilegalmente por período maior que um ano, estará sujeito a ficar impedido de retornar por 10 anos.


Disclaimer: Este texto foi preparado por Araujo Immigration Law Firm, P.A. como contribuição de caráter meramente informativo ao Brasileirinho e não constitui aconselhamento legal e não substitui consulta com advogado autorizado a praticar advocacia na área de direito de imigração nos Estados Unidos.


Quer saber mais sobre Imigração? Curta nossa página do Facebook.