Você tirou a foto perfeita e não quer perder a oportunidade de mostrá-la aos seus amigos do Facebook. Mas você quer que a foto fique em destaque, no “Cover Page” da página pessoal. Até aí, nenhuma novidade. Você já faz isso frequentemente, não?

E quando você não segue as instruções do Facebook ?

Já percebeu que nem sempre você consegue centralizar ou ressaltar a melhor parte da foto naquele espaço? Quantas vezes você já postou ou viu imagens de pessoas com a cabeça cortada, close-ups nas pernas ou na cintura … tudo menos a região nobre da foto?  Isso acontece na maioria das vezes porque não respeitamos as medidas requeridas pelo Facebook para ilustrar a Cover Page, as quais  são: 851 pixels de largura por 315 pixels de altura.  Facebook Cover Picture Size requirements

Quando as medidas não seguem esse critério, o resultado pode ser desastroso. Vai depender muito da imagem que você registrou e da importância que você dá ao foco da mesma.  É bem verdade que basta clicar no Cover Page para ter uma visão completa  da imagem.  Só que nem sempre quem acessa o seu perfil, principalmente pelo celular, tem paciência ou tempo pra clicar aqui e ali. As pessoas gostam de ver a foto no momento em que elas acessam a sua página.

Quantas vezes você viu Cover Pages como esse? Claro que em alguns casos o close-up é proposital – como quando se quer enfatizar um detalhe numa roupa, por exemplo – mas isso é exceção.

Facebook Cover Picture com cabeca cortada

Quando a imagem é obtida através de um smartphone, existem dezenas de aplicativos, muitos deles gratuitos, que são bem intuitivos e que aplicam filtros, melhoram cores, iluminação, etc. (eu sei que isso você também já sabe …) Porém quando a imagem é registrada através de uma câmera fotográfica, a tendência natural é que a pessoa baixe as fotos no computador.  Nesses casos, a recomendação básica é que utilizemos aplicativos de edição tais como Photoshop, Lightroom, Aperture.   Só que nem todo mundo acha fácil ou barato trabalhar com esses aplicativos. E realmente, para a maioria dos usuários, não é.

Se tudo o que você quer é um software gratuito para manipular suas fotos e obter um resultado satisfatório, existem várias soluções no mercado. Por exemplo: Google Picasa, Cam2pc, DigibookShelf, IrfanView, Fastone, XNView, Album Burger Photograph, Studio Line Photo, Pictomio.

Mas se a sua prioridade é encontrar uma solução que não requeira qualquer instalação de software, que seja intuitiva e fácil de usar, que ofereça ferramentas para embelezar as fotos e transformá-las numa recordação preciosa, vale a pela conferir esses dois serviços: Canva e PicMonkey.

A variedade de opções que ambos serviços oferecem, mesmo na versão gratuita é inacreditável! Canva é o meu preferido no momento porque além de todas as vantagens acima, também oferece imagens, elementos e molduras que ajudam a produzir, num piscar de olhos: flyers, logos, cartões de visitas, “stationery”, slides para apresentações, etc.

Ah, detalhe: voltando à questão da cabeça cortada no Facebook: Canva não deixa que você cometa essa gafe. Basta carregar a foto, escolher o tipo de mídia social que você quer usar, deslizar a foto sobre a área até encontrar o melhor ângulo, salvar e baixar a foto para o seu computador.  E tudo isso sem gastar um tostão! Facebook Cover Picture mostrando a cabeca

Boas fotos!


Quer saber mais sobre esse midia social? Curta nossa página do Facebook.