Pela primeira vez, estamos enfrentando uma situação mundial única: a necessidade de nos isolarmos socialmente, visando um bem comum: impedir a propagação do coronavírus.

Muitos estão em estado de ansiedade e preocupação e, para ser sincera, é realmente preocupante. No entanto, em todos os desafios, também temos a capacidade de crescimento pessoal e profissional.

Muito se tem dito sobre a conexão com os membros da família, voltando aos jogos e refeições caseiras, já que agora temos realmente tempo livre. Busquemos apoiar as empresas locais e solidarizar-se com vizinhos e amigos.

Mas e com os nossos clientes e parceiros? Como podemos manter contato com eles? E como podemos melhorar nossas habilidades profissionais durante esse período?

Hoje, mais do que nunca, os pequenos empreendedores precisam estar conectados online com seus clientes e parceiros.

Seguem minhas sugestões para o período:

1) Procure o curso online que você sempre quis fazer e nunca se matriculou. Agora não há mais desculpas. Além do tempo livre, várias empresas estão oferecendo cursos online gratuitos ou com descontos excepcionais.

2) Revise seus arquivos e mantenha contato com seus clientes. Envie email, telefone, pergunte se eles precisam de algo. Muitos podem estar precisando de ajuda e não sabem a quem recorrer.

3) Faça-se presente online. Temos vários aplicativos à nossa disposição, a maioria delas gratuitamente. Atualize seu site, descubra e repasse informações relevantes em sua área de especialização.
Facebook, Instagran, Whatsapp, esses já conhecemos bem.

4) Outras boas opções:
LinkedIn um dos aplicativos de redes social profissional mais popular.Está disponível em mais de 20 idiomas e é usado em todo o mundo por todos os tipos de profissionais. Serve como uma plataforma ideal para conectar-se a diferentes empresas, localizar e contratar candidatos ideais e muito mais. Possui mais de 400 milhões de membros.

Zoom: permite reunioes online (com ou sem video), Plano basico gratuito. https://zoom.us/
MailChimp: Aplicativo da plataforma de marketing que permite a criação de campanhas, emails, podcasts. Com várias opções de registro (plano básico e gratuito). https://mailchimp.com/

Skype: é uma das plataformas de redes sociais baseadas em comunicação mais populares. Ele permite que você se conecte com as pessoas por meio de chamadas de voz, vídeo (usando uma webcam) e mensagens de texto. Você pode até realizar chamadas em conferência em grupo. E a melhor parte é que as chamadas de Skype para Skype são gratuitas e podem ser usadas para se comunicar com qualquer pessoa, localizada em qualquer parte do mundo, pela Internet. www.skype.com

Telegram – semelhante ao WhatsApp e está disponível em várias plataformas em mais de oito idiomas. No entanto, o Telegram sempre se concentrou mais na privacidade e segurança das mensagens enviadas pela Internet usando sua plataforma. Portanto, ele permite que você envie mensagens criptografadas e autodestrutivas. Esse recurso de criptografia foi disponibilizado apenas para o WhatsApp, enquanto o Telegram sempre o forneceu. www.telegram.com

Meetup: Este aplicativo permite encontrar grupos de pessoas afins, com interesses semelhantes a você, perto da sua localidade ou em qualquer lugar do mundo. Também facilita reuniões de grupo offline. www.meetup.com

Aproveite esse período para melhorar suas conexões com a família, amigos, clientes e parceiros! E claro, FIQUE EM CASA!!!