Quando queremos emagrecer, mas não conseguimos é sinal de que alguma peça está faltando para montarmos esse quebra cabeça. E qual será?
Se o seu excesso de peso não tem relação com algo físico, que justifique esses quilos a mais, então, provavelmente tem comido além da conta, não é mesmo? E por qual motivo, se você diz querer emagrecer?
Para mudarmos é importante termos um motivo real, sincero, dentro de nós, já que iremos experimentar fazer algo diferente do que estamos acostumados e nos mantermos nesse novo caminho. Motivação é ter um motivo para a ação, para agir de modo a nos aproximar de nosso objetivo.
Agora, se você quer emagrecer, vai bem a semana inteira, por exemplo, e quando chega o fim de semana você come além do necessário, saiba que tem uma razão de ser e sugiro investigar isso. O que aconteceu nesse seu fim de semana que sentiu vontade de comer a mais? Antes de sentir aquela vontade, como você estava se sentindo internamente? O que passava em sua cabeça? E em seu coração? Qual a função da comida nesse momento?
O impulso ou vontade de comer quando não estamos com fome biológica é um comunicado de nosso corpo para nós mesmos e quer nos dizer alguma coisa importante. Só que em vez de ouvirmos esse recado e utilizarmos essa informação como aprendizado sobre nós mesmos e a nosso favor, comemos e abafamos o caso!
Quando queremos algo e vamos na direção contrária a isso, é porque nessa direção contrária tem algo, naquele momento, mais importante do que o emagrecimento. E o que será?
Pode ser, por exemplo, necessidade de atenção, afeto, carinho, descanso, alívio, amor, paz, extravasar a raiva, engolindo-a com algo macio e saboroso, assim não sentimos o seu gosto amargo etc. Cada um sabe onde esse outro caminho pode levar, mas uma coisa é clara, indo nessa outra direção, oposta ao emagrecimento, temos algum ganho. E qual será o seu? Pense nisso.