Uma das questões do imigrante que ainda não tem condições de contratar seguro de saúde por questões imigratórias, baixa renda ou porque perdeu o emprego é: “… e se eu precisar de assistência médica, o que faço?” Sabemos que em casos de emergência, a pessoa conseguirá ser atendida por um hospital, mas … e como pagar a conta depois? E quando a pessoa  precisa apenas ir ao médico para uma consulta simples ou fazer um exame preventivo qualquer?

Alternativas existem, claro. Porém nem todas são do conhecimento do imigrante recém chegado ou mesmo de brasileiros que moram aqui há anos.  Muitos não sabem o que o governo considera como baixa renda.  Esses valores são atualizados anualmente e podem ser verificados aqui. E uma rápida consulta – por exemplo – ao site FreeClinics, dá uma idéia da variedade de serviços médicos gratuitos disponíveis nesse país. Muitas dessas clínicas sobrevivem graças ao trabalho voluntário ou missionário de profissionais de saúde, de cidadãos comuns, igrejas e doações da comunidade.

A Mission Medical Clinic, onde trabalho como voluntária,  é uma delas. Localizada em Delray Beach, Florida, foi fundada  em 1997 pelo Padre Matteo Didone e pelo Dr. Kenneth Lee, lideres visionários que acreditavam na necessidade de oferecer acesso a atendimento médico à população de imigrantes que trabalhavam na área rural. Esses imigrantes rurais tinham dificuldade financeira, de língua e de cultura.  Naquela época, Delray Beach era uma área rural com muitas plantações.

Hoje quem  passa pela Atlantic Boulevard encontra um avenida cheia de negócios e casas residenciais.  Não só isso mudou como também a clientela que hoje a clinica  atende.   Todas as pessoas que não são documentadas e outras de baixa renda são atendidas com a mesma atenção, qualidade, honestidade, confidencialidade, confiança, respeito e transparência.

A Congregação Escalabriniana, à qual o Padre Matteo pertence  tem como lema: Eu era estrangeiro e me acolhestes (Mt25:35).  Nesse espírito as pessoas são atendidas independentemente de sua situação legal no país.  Esse grupo de imigrantes tem muita dificuldade em encontrar um  atendimento médico  que seja economicamente viável.  A Mission Medical Clinic vem assistir essa população com um serviço de qualidade, e principalmente com amor ao próximo carente.

A clinica oferece atendimento médico, dentário e oftalmológico e quando necessário envia os pacientes a especialistas na região que compartilham o mesmo objetivo de proporcionar a esses pacientes de pouca renda um cuidado médico com preço diferenciado.

Kelly GonzalezCerca de 1600 pacientes são atendidos mensalmente.  Isso só é possível graças à contribuição de voluntários profissionais ou administrativos que junto aos funcionários da clinica desenvolvem um trabalho  de equipe colaborando e compartilhando conhecimentos para beneficiar os pacientes para avanço da missão.

“Atendemos muitos brasileiros, os que acabaram de chegar, ou aqueles que já são nossos clientes há muitos anos e todos se sentem confortáveis com o ambiente de carinho e apoio que oferecemos”, afirma Kelly Gonzalez , gerente da clinica.

A Mission Medical Center não recebe fundos do governo nem é reembolsada por seguros de saúde.  A clinica opera  por contribuições de pessoas da comunidade, igrejas, negócios, doações e  uma  pequena taxa por serviços prestados.  Atendem com e sem hora marcada no seguinte endereço: 9600 W. Atlantic Ave, Delray Beach, FL, 33446 e o telefone para mais informações é (561) 637-2757.


Quer saber mais sobre Adaptação e Cultura Local? Curta nossa página do Facebook.