Agora que o Natal e o Ano Novo passaram, muitas pessoas começam a fazer dietas e exercícios. Isso ocorre mesmo que não tenham engordado muito. Perder peso é a promessa que mais é feita no final do ano. O problema não é fazer ou não a dieta, fazer ou não exercícios. O problema está em fazer dietas e exercícios perigosos.

Na verdade, por mais que alguém abuse no Natal e no Ano Novo, são apenas dois ou três dias. Não é possível engordar muito em pouco tempo. As pessoas chegam no final do ano já acima do peso e devido as festas comem mais ainda e acabam se sentindo culpadas por isso. Devido a essa culpa acabam aderindo a dietas muito perigosas. Sim, essas dietas irão trazer perda de gordura corporal, mas são impossíveis de serem mantidas por muito tempo, pois impedem o convívio social e se forem seguidas por muito tempo, irão acarretar enfermidades. Depois disso as pessoas voltam a comer e as vezes até mais e engordam mais ainda. A melhor coisa a ser feita é comer de forma natural todo o tempo, sem brigar com os alimentos, fazendo escolhas corretas.

A mesma coisa ocorre com os exercícios. Durante todo o ano as pessoas não fazem exercícios, enrolam na academia, não se dedicam. E, mais uma vez, quando se sentem culpadas correm para as academias, praias, parques e iniciam a prática de exercícios. Se esse início for feito de forma correta e orientada, com certeza seria muito bom. Mas, geralmente não é assim que ocorre. As mídias sociais trazem informações corretas, pouco corretas e infelizmente totalmente erradas. E parece que quanto mais erradas, mais prometem resultados milagrosos e rápidos. O resultado disso sem dúvida será ou desistência ou lesão.

Tanto a alimentação correta quanto os exercícios corretos precisam ser aprendidos. Cada pessoa tem a sua individualidade e toda uma bagagem que possibilita ou não a prática de exercícios mais ou menos intensos. Se correr ou gostar de fazer exercícios é um desejo, se emagrecer é outro desejo, coloque a saúde à frente de tudo. A saúde é um bem muito precioso para ser arriscada em inúmeras tentativas de buscar a estética apenas.

Busque um profissional de confiança, certifique-se da sua formação e idoneidade. Em seguida acredite e tenha persistência, paciência que os resultados virão e não serão temporários. A saúde e boa qualidade de vida serão permanentes.